domingo, 29 de janeiro de 2012

Coluna 102- publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 25JAN2012

Onde se deve fazer sentir a iniciativa da população, onde ela deve influir para que o fermento da prosperidade faça crescer a massa? Em todas as estruturas que compõe o intrincado xadrez da sociedade organizada

O crescimento de um município é pautado no aumento da população – mas não só; tem como fator bons governos – mas não só; tem a ver com sua localização e sua estrutura – mas não só. O desenvolvimento de uma terra soma a população, o governo e a boa estrutura à vocação de sua gente. É o protagonismo da população, o que faz e como faz, que dá consistência e dita a pulsação do avanço da comunidade.
**
Onde se deve fazer sentir a iniciativa da população, onde ela deve influir para que o fermento da prosperidade faça crescer a massa? Em todas as estruturas que compõe o intrincado xadrez da sociedade organizada. Os governos poderão ser bons se a população eleger políticos comprometidos. Haverá políticos comprometidos se os partidos – a única porta de entrada para o concurso eleitoral – atraírem pessoas que saibam dar de si e contribuir para o bem coletivo e menos se preocupem em receber. Se a forma de ascensão ao poder não for a das urnas – como o é no judiciário, por exemplo – esta instância só será qualificada se a ela se habilitarem, na forma proposta, pessoas íntegras e com domínio de sua messe. As entidades (associações, sindicatos, clubes, órgãos de classe e de representação) contribuirão se forem proativos, sérios e dotados de iniciativa e pensamento inclusivo seus dirigentes e membros. Mas governos e entidades prescindirão da qualidade, do volume e da saúde da atividade econômica de todos os setores. Não há investimento público que se justifique onde o privado não demandar. Não tem muita razão de ser (e sequer se sustentam) as entidades se não houver suporte econômico na comunidade. E quem produz a riqueza econômica? É a iniciativa privada, criativa, sólida e sintonizada com as variantes do mercado e do momento.
**
Saúde-se, em todos os momentos, a iniciativa das pessoas que, de forma individual ou associada, empreendem as atividades que fazem o desenvolvimento. Louve-se quem se propõe à carreira política com olhos e mente voltados ao bem-estar. Reconheça-se o desprendimento de quem de dispõe às entidades com a gratuidade do agir e com a responsabilidade do coletivo. São sempre pessoas... nada mais do que pessoas. Governos, entidades e empresas são abstrações, são entes que dependem exclusivamente de gente para existir e para cumprir seu papel.
*********
Agudo tem, já há 21 anos, seu Centro Administrativo, onde funciona praticamente toda a estrutura do governo municipal – Executivo e Legislativo. Agudo tem, agora, o Fórum da Comarca instalado em sede própria, com a funcionalidade e estrutura necessários. A obra de construção do edifício sede da Câmara Municipal avança na segunda das quatro etapas previstas. A Delegacia de Polícia e a Brigada Militar respondem em edificações próprias dessas corporações (a Brigada herdou o esqueleto do que foi o antigo Tiro de Guerra, com as limitações de espaço e logística também herdadas). O Ministério Público também que deitar alicerce de sua sede. A Defensoria Pública, soube-se, também postula área para erguer paredes.
**
Tudo indica que quando o Brasil receber as seleções para a Copa do Mundo, Agudo seja visto com suas estruturas públicas principais que sedia em dependências próprias, aptas ao bom desempenho das funções institucionais de cada uma delas, podendo retribuir com uma ainda melhor prestação de serviços à sociedade.
**
Depois de mais de vinte anos à frente do Museu Histórico Pastor Rudolf Brauer, o historiador William Werlang deixa esta estrutura cultural para voltar a lecionar história na Escola Professor Willy Roos. Busca novos horizontes para sua vida profissional. Decisão pessoal inatacável. Para seu lugar a SMEC deverá convidar a Professora Regina Siegrid Brauer, filha do patrono.
*********
Sem mais, torcendo para a chuva derrame sobre todo o Rio Grande, lhes desejo... Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!