domingo, 29 de janeiro de 2012

Coluna 98 - publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 14DEZ2011

Mesmo que as convenções que ditarão a participação dos partidos na eleição (...) sejam somente lá no segundo trimestre do ano que vem, as cartas já estão sendo dadas e dá para perceber que algumas mãos de baralho tem bons trunfos, ases e até coringas


O ano de 2012 já começou para as prefeituras e promete não ser monótono. Os partidos políticos já conjecturam candidaturas e alianças. Coligações são articuladas. Dirigentes partidários ou porta vozes dos partidos se encarregam de fazer experimentos: jogam nomes de possíveis candidatos (sem distinção de gênero, apenas para facilitar a narração uso o masculino) na mídia e se riem da repercussão, torcendo, muitas vezes, para que seja frito rapidamente, pois a frigideira precisa ficar quente para o próximo. É do jogo político. Não que este achincalhe seja regra, evidentemente. Há quem tem por este momento pré-eleitoral e pela própria eleição reverência e respeito, dignificando este momento em que o cidadão expressa seu sonho de ver a vida ser sempre melhor.
**
Mesmo que as convenções que ditarão a participação dos partidos na eleição de 7 de outubro de 2012 sejam somente lá no segundo trimestre do ano que vem, as cartas já estão sendo dadas e dá para perceber que algumas mãos de baralho tem bons trunfos, ases e até coringas. Mas em todas elas há as cartas baixas, que serão descartadas já na primeira rodada.
**
Um outro dado que permite dizer que o ano que vem já começou foi a divulgação recente, pela Secretaria da Fazenda do Estado, dos índices de retorno do ICMS para 2012. As Secretarias da Fazenda dos municípios correram para conferir se sua projeção orçamentária (outro assunto de 2012 que está na ordem do dia das prefeituras e câmaras agora) bate com a realidade da receita que será repassada pelo tesouro do estado. Os dados não animam a maioria dos municípios e também não causaram foguetório em Agudo, onde se verifica uma queda de 2,5% de 2011, quando o incide foi de 0,144642, para 2012, quando o incide será de 0,14098. Perdemos, sim, mas Agudo é o município da região que teve a menor queda no cálculo. Faxinal do Soturno perdeu 3,8% (de 0,047424 para 0,04561); Dona Francisca terá menos 5,5% (de 0,035826 para 0,03386); Paraíso do Sul diminuiu em 6,9% (veio 2011 com índice de 0,071374 e terá, em 2012 0,06644 do bolo rateado). Quem mais perdeu foi Restinga Sêca. A terra e Iberê Camargo tinha coeficiente de 0,156459 e diminuiu em 8,1% ficando em 0,14372.
**
O que terá causado esta diferença para menor? Com certeza a safra menor e os baixos preços de comercialização dos produtos que fazem a base econômica dos municípios da região – o arroz e o fumo – nos últimos anos. Também contribui a pouca diversificação da atividade econômica e a ainda incipiente cultura tributária.
No ranking dos 496 municípios gaúchos – liderados por Porto Alegre e Caxias do Sul respectivamente, Agudo está na posição 129 e Faxinal do Soturno na 379; Dona Francisca ocupa o 449º lugar, Paraíso do Sul o degrau 254 e Restinga Sêca é o 127º.
**
Criatividade para governar com menos dinheiro do que o desejado e necessário em um ano exigente como o são anos de eleições municipais e criatividade para alavancar o desenvolvimento dos Municípios – esta deverá ser a estratégia de ação no novo ano daqueles que detém a chave do cofre das burras municipais.
*********
Por estar com 2012 em manchete, um fato deverá causar impacto ainda nos primeiros meses do ano em Agudo. Ao que tudo indica e por declarações já ditas e já ouvidas deixará a cena de Agudo um empreendimento mais do que cinqüentenário. Deixará órfãos paladares e olfatos. Faz parte da vida das pessoas administrar situações de agregar mais atividades e de também deixar ao destino ditar o dia de amanhã. Ah, esclareço – não se trata de fazer bancarrota, apenas de fazer sair de cena.
*********
Calendários do novo ano são distribuídos à farta como brinde de agrado das empresas aos clientes. Porém a coleção de folhinhas não estará completa se na parede da cozinha ou da biblioteca não tiver o Calendário do ICBAA, lançado no Adveniat Abend, sexta passada. Esmerada produção de Arte Impressa Tipografia, o Calendário do ICBAA para 2012 é bonito e informativo e está disposição na secretaria da entidade (3265-3103) e com a diretoria. Para valorizar o gesto o ICBAA agradece a contribuição de R$ 3,00 pela unidade ou R$ 5,00 por um par.
*********
Sem mais palavras, no meio do turbilhão da vida, lhes desejo... Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!