domingo, 29 de janeiro de 2012

Coluna 94 - publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 16NOV2011

Louvado seja Deus, pela Igreja Matriz de São Bonifácio que é, também e, sobretudo, um templo de inspiração espiritual

O MELHOR QUE SE CONSEGUE SER – É natural e inerente ao homem sensato que, se uma atitude ou ação for assumida com responsabilidade, a ela se dedique com empenho, para que o resultado seja do agrado dele próprio – pois foi sua vontade de fazer que o moveu à empreitada – e  positivo para quem desta ação ou atitude fizer proveito. O agricultor tudo fará para que a colheita seja boa. O empregado tratará de prestar bom serviço. O dirigente conduzirá uma entidade com ânimo para que esta se desenvolva. O governante primará para bem governar. O marido e a esposa, que se casaram por livre expressão mútua, se entregarão a esta relação com propósito de serem felizes e produzir felicidade. Porém, o resultado das atitudes e ações será o melhor que seu agente conseguir obter e deve ser avaliado a partir desta premissa. Não será, provável nem necessariamente, o ápice da perfeição.
**
Não gosto do ufanismo! Esta mania de dizer Ich bin der Beste! (Eu sou o melhor!) é perigoso e...  não verdadeiro.
**
Se outro alguém tivesse sido convidado a escrever na página 2 do CA, faria outro texto, outras abordagens. Agradaria e desagradaria. Não faço a melhor coluna. Faço, sim, o melhor texto que eu consigo fazer. Pode alguém concluir haverem boas sacadas de ideias e redação; outro pode concluir que sequer vale a pena ler.
**
Um governante, por mais dias de mandato que tenha fará, em cada um deles, o melhor governo que souber fazer. Isto é o melhor governo possível para aquela comunidade? Bem, para uns sim, para outros pode ser que não.
**
Pode ocorrer que em torno das atitudes e ações de alguém haja certa unanimidade. Então se tende a afirmar que “foi – ou é – o melhor”, o que, repito, não é verdadeiro. Temos em Agudo o exemplo a atuação do Pastor Brauer. Ele foi a personalidade desta terra escolhida para ser a primeira eternizada em estátua instalada em memorial no jardim do Instituto Cultural Brasileiro Alemão. Não se lhe retire nenhuma das virtudes. Na contabilidade de sua vida e obra o saldo é muito positivo. No entanto, o Pastor Brauer foi o melhor pastor que pôde ser. Dadas as circunstâncias e os desafios que a missão que assumiu se lhe apresentaram, aliados à suas potencialidades, talento, inspiração e limitações, entendeu ele agir da forma como agiu, dizer o que disse; fazer o que fez. Outro pastor, àquele tempo e naquela situação diferente faria.
**
Um acontecimento que, por sua relevância ou conotação, virá a ser inscrito como fato histórico, carregará consigo a matiz de quem o realizou. Na depuração que o tempo fará, restarão realçados os aspectos positivos. As mazelas se perdem na bruma dos dias. Tenha-se presente, todavia, que para aquele fato concorreram talentos, limitações, implicâncias, inspirações, consensos e dissensos, imposições e concessões. Seus personagens se mostraram integral e inteiramente; fizeram o melhor que cada um sabia ou conseguia fazer.
********
A Igreja Matriz de São Bonifácio completa, neste sábado, 50 anos do lançamento de sua pedra fundamental. Foi erguida no centro da cidade para ser a Igreja mestra do povo católico desta jurisdição paroquial, que tinha, nos primeiros anos de Agudo, como Igreja Matriz, o que fora, antes, a Capela de Nossa Senhora das Graças, na Vila Agudo, quando a sede paroquial era no Canto Católico, d’onde a Igreja já havia sido demolida antes. Do projeto original consta, ainda, uma torre, com 20 a 25 metros de altura, que ganharia o céu no lado Leste, até hoje não erguida.
De traços arquitetônicos sem clara definição de estilo, a Matriz de São Bonifácio tem em suas paredes, seu altar, seus vitrais, sinos, bancos, imagens e objetos litúrgicos, a inspiração de todas as pessoas – religiosos e leigos – que se dedicaram a ser sal da terra e luz do mundo na fração sãobonifaciana da Igreja Apostólica Romana. O povo católico de Agudo e a cidade do Torrão Amigo têm a Igreja Mãe que puderam e conseguiram fazer! Ela é, para estes, a única! Não medem se é a melhor, a mais bela ou a mais confortável. Nela se encontram com Deus; nela o Espírito Santo ilumina suas vidas, nela Nossa Senhora, São Bonifácio, São Francisco, o Beato João Paulo II e todos os santos e santas de Deus apresentam maneiras de viver como Ele e mostrar o rosto de Cristo. Louvado seja Deus, pela Igreja Matriz de São Bonifácio que é, também e sobretudo, um templo de inspiração espiritual.
*********
Sem mais palavras, no meio do turbilhão da vida, lhes desejo, mais uma vez e sempre Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!