domingo, 29 de janeiro de 2012

Coluna 92 - publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 3NOV2011

Cento e cinquenta e quatro anos da Colônia Santo Ângelo [1ºNOV1857 - 1ºNOV2011] – A Coragem de muitos, hoje vivida por todos!

LUTERO não pretendia romper com o Vaticano. Sua intenção era alertar sobre os rumos que a Igreja tomara. Entendia que muitas práticas e questões doutrinárias da Igreja Romana diferiam muito do que compreendia ser sua missão – levar a mensagem de Jesus Cristo a todos os corações e, com isso, propagar o cristianismo. Como não foi ouvido, tomou a iniciativa de escrever, em alemão, as ideias que defendia sobre como devia ser interpretada a Sagrada Escritura; defendia que o povo cristão devia ter o direito de também conhecer os escritos bíblicos – até então de domínio restrito ao clero – e que a salvação do homem vinha pela Fé em JC, não havendo condicionantes ao amor e ao perdão divinos. A este conjunto denominou teses e eram 95 e ele as fez afixar na porta da capela do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Era o dia 31 de outubro de 1517.
**
Não imaginava o monge agostiniano de 34 anos que sua proposta de reforma provocaria a maior cisão na Igreja de Roma. Condenado a desmentir seus escritos, Lutero manteve-se fiel. Esta atitude resoluta fez o Papa Leão X excomungá-lo. Declarado fora da lei passou a ser seguido pelos que o admiravam e perseguido por quem queria aniquilá-lo.
**
Refugiado e protegido por um príncipe de grande benevolência, Lutero aprofundou-se ainda mais nos mistérios da Bíblia, traduzindo-a para o Alemão. O movimento que desencadeara cresceu na Alemanha e na Europa. Em 25 de junho de 1530, a Confissão de Augsburgo, tornou oficial a igreja que resultara da ruptura com a Igreja Católica. Nascia a Igreja Evangélica de Confissão Luterana – Igreja pois reclamava para si a também possibilidade de levar a salvação prometida por Deus; Evangélica pois se fundava na estrita observância ao Evangelho de JC; e de Confissão Luterana, por seguir os preceitos refletidos e inspirados por Martinho Lutero.
**
O surgimento da Igreja Luterana mudou o cristianismo. Deu novo entendimento teológico aos primados vigentes e quebrou paradigmas educacionais, filosóficos e de ética ao seu tempo. O mundo ocidental conheceu uma nova realidade. A própria Igreja Católica reviu conceitos, depois de ser atingida em sua unidade.
**
O dia 31 de outubro ficou consagrado como o Dia da Reforma Protestante, donde surgiu a Igreja Luterana.
**
Segunda-feira foi 31 de outubro. Dia feriado em Agudo – o primeiro feriado municipal, aliás – e, a partir deste ano, também em Paraíso do Sul. A data se justifica absolutamente.
**
A contribuição dos Luteranos imigrantes alemães na constituição de Agudo como Município foi vital; e a de seus descendentes é de mesma medida no presente.
**
Preparando a comemoração do jubileu dos 500 anos da Igreja, o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich (agudense nato e Agudense Brilhante por concessão honrosa) lançou, junto com o Pastor Egon Kopereck – Presidente da Igreja Evangélica Luterana no Brasil – IELB, o selo que identificará as comemorações jubilares, em 2017.
**
Pela admiração e respeito a todos os Luteranos, apresento o selo, conforme apresentado no portal www.luteranos.org.br. Criado pelo P. Claudio Kupka, o selo está estruturado em duas cores contrastantes (azul escuro e cor de laranja), representando tanto a ruptura que a Reforma ensejou no pensar teológico, social e cultural quanto pólos entre os quais dialeticamente se articula o posicionamento luterano. A Rosa de Lutero aponta para o centro da Teologia luterana. A imagem de Lutero apresenta um rosto sereno e olhar fixo no horizonte”, explicou o autor, no ato de lançamento, recentemente realizado em Porto Alegre.
*********
Cento e cinquenta e quatro anos da Colônia Santo Ângelo [1ºNOV1857 - 1ºNOV2011] – A Coragem de muitos, hoje vivida por todos!
*********
Sem mais palavras, no meio do turbilhão da vida, lhes desejo, mais uma vez e sempre Paz e Bem!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!