quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Coluna 89 - publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 12OUT2011

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são comparados e mostrados. (...) Das 500 maiores empresas, 201 estão no RS, 179 no PR e 120 em SC.

PRIMEIRO, SEGUNDO, TERCEIRO – Na semana passada Agudo foi surpreendido com a divulgação do Ranking Transparência, do Tribunal de Contas  do Estado (TCE) (www.tce.rs.gov.br/Ranking Transparência), onde estão enfileirados Prefeituras e Câmaras Municipais do RS segundo seu grau de transparência, assim medida pelo nível e quantidade de informações disponibilizadas em seus portais na Internet. Entre as Câmaras Municipais a de Agudo aparece em 7º lugar, junto com a de Nova Petrópolis. Os Legislativos que o TCE conclui terem melhor índice de transparência são de Porto Alegre, Arambaré e Carazinho. As Câmaras de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi e Uruguaiana estão entre a 1ª e a 7ª colocação.
**
A Câmara de Agudo[Digite uma citação do documento ou o resumo de uma questão interessante. Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento. Use a guia Ferramentas de Caixa de Texto para alterar a formatação da caixa de texto da citação.]
 é a sétima mais transparente do Estado. Esta informação é positiva. A realidade digital e virtual permite que se acompanhe a dinâmica das ações de pessoas, empresas, órgãos e governos, desde que haja disposição para pesquisar e para mostrar. Na Câmara Municipal de Agudo as sucessivas Mesas Diretoras e a estrutura administrativa e operacional permanentes entendem que o portal www.camaraagudo.rs.gov.br deve ser uma fonte de dados onde se pode acessar o que tramita  e o que é notícia na Câmara, a legislação municipal, estadual e federal, e onde se possa saber como são investidos os recursos de seu orçamento. Um exemplo de ser transparente é a informação sobre uma das despesas públicas mais polêmicas – as diárias, que a Câmara de Agudo mostra, com detalhes, desde 2008.
**
Agudo pode orgulhar-se de seu legislativo, ao menos neste aspecto. Avaliações outras, normalmente instadas com subjetivismo, não servem para medir com isenção – são avaliadas pela opinião pública e pelas urnas.
**
O Executivo de Agudo, embora avaliado, não consta no ranking, onde foram listados apenas os situados até a 20ª posição.
*********
Neste mês foi dado a conhecer, também, o ranking Grandes & Líderes, apontando as 500 maiores empresas do Sul do Brasil, na avaliação da Revista Amanhã. Grandes & Líderes é o maior levantamento regional de empresas do país e obedece a rigorosa auditoria das informações que embasam a classificação – o balanço das empresas, publicado na forma da lei ou fornecido.
**
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são comparados e mostrados. Partilho algumas das informações.
**
 Das 500 maiores empresas, 201 estão no RS, 179 no PR e 120 em SC. Das empresas gaúchas, 87 (43%) estão em Porto Alegre, 27 (13,4%) em Caxias do Sul, 7 em Bento Gonçalves e 6 em Novo Hamburgo. Os municípios de Canoas, Erechim e Passo Fundo tem 5 cada. As demais estão distribuídas pelo Estado. Na região central estão instaladas 6 das maiores:  Metalúrgica Mor S/A (223ª) e Hoelzel Participações e Empreendimentos S/A (369ª) estão em Santa Cruz do Sul, Camnpal (320ª) em Nova Palma, Unifra (249ª) em Santa Maria, Cotrisel (257ª) em São Sepé e CTA – Continental Tobbacos Alliance S/A (97ª) em Venâncio Aires.
**
Liderando o levantamento Grandes & Líderes está o grupo Grupo Gerdau, gaúcho com tênue rastro em Agudo. A única outra empresa gaúcha das 10 maiores é a Refap S/A – Refinaria Alberto Pasqualini, de Canoas, em 7º lugar; das outras 8 empresas são 5 paranaenses e 3 catarinenses.
**
A dupla Grenal também foi classificada. Os dados dos clubes enquanto empresa instalam o Sport Clube Internacional em 155º lugar e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em 452º.
*********
UM ANO SE PASSOU do resgate dos 33 mineiros chilenos, que ficaram 87 dias soterrados a mais se 700 metros de profundidade – os Aparecidos do Atacama, como os denominei na coluna da edição daquela data. Os sobreviventes ganharam fama, viagens e presentes. Hoje são, de novo, sobreviventes, mas da insônia e da falta de dinheiro, pois a estatal chilena recém começou a pagar as indenizações.
*********
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!