domingo, 29 de janeiro de 2012

Coluna 95 - publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 23NOV2011

O estado brasileiro (...) deve prover a que as estruturas públicas de que a pessoa faz uso atendam a este requisito – proteger sua integridade e incolumidade.

ATÉ QUANDO? – A interseção das rodovias ERS-348 e RST-287, em Rincão do Mosquito, Agudo, esta muito perigosa, tendo feito mais duas vítimas fatais na madrugada de segunda-feira, dia 21. O levantamento do número de acidentes ocorridos no local nos últimos dez anos, enquadra aquela interseção como ponto de trânsito perigoso na região central do RS. E o Governo do Estado que tem a jurisdição das duas rodovias que ali se encontram, não atenta para estes dados. A região está à mercê da própria sorte.
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A RST-287 é uma rodovia estratégica da malha rodoviária do Rio Grande do Sul, fazendo a ligação do pólo rodoviário de Santa Maria com a capital e o litoral. O governo gaúcho demonstrou ter ciência disso pela rapidez com que fez erguer a Ponte Hilberto Boeck, sobre o Rio Jacuí, em 2010.
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Uma rodovia é essencialmente um espaço de circulação de pessoas que nele se deslocam com diferentes objetivos e usando de diversos meios – caminhão, ônibus, automóvel, motocicleta, bicicleta ou a pé e, dependendo da região, com máquinas e, também, com veículos de tração animal. É grande a diversidade. Considerando que por tratado pétreo o estado brasileiro protege a vida da pessoa, deve prover a que as estruturas públicas de que esta faz uso atendam a este requisito – proteger sua integridade e incolumidade.
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A RST-287 é uma via de trânsito eficiente, porém não eficaz. Ela é eficiente pois nela se trafega com celeridade, atualmente está em bom estado de conservação, é dotada de muitas vias alimentadoras (rodovias ou estradas que nela derivam) entre outros fatores que contam à favor. O que ela não consegue é ser eficaz em toda sua extensão. Eficácia é a característica de fazer o que deve ser feito de forma excelente. Uma rodovia eficaz deve ter boas soluções de engenharia, com curvas e topografia bem dimensionadas, pista de rolamento e acostamento bem conservados, competente sinalização (para que quem nela trafegue seja avisado do que está à frente e para onde está indo), e deve oferecer, sobretudo, segurança para seu usuário.
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Uma rodovia será, portanto, eficaz, quando propiciar a que seu fim se cumpra integralmente e da melhor forma possível. Não basta que tenha um asfalto primoroso, por onde passam carros cada vez mais velozes e caminhões cada vez maiores; ela precisa assegurar que todos os fatores se conjuguem em ambiente que ofereça segurança ao usuário.
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As interseções das vias – a que chamamos de trevos, devem ser instalados de tal forma que não ofereçam tanto risco a quem nelas trafega. A engenharia de trânsito desenvolve complexas estruturas para o bom fluxo – vejam-se os sistemas de elevadas, viadutos e túneis nas regiões de grande densidade de trânsito. Isto é, para cada situação existe uma solução adequada. Assim sendo, não se compreende a razão de serem empregadas estruturas diferentes para situações iguais. Trocando em miúdos: por que o encontro da RST-287 com a ERS-438, em Rincão do Mosquito, tem desenho diferente do encontro da mesma rodovia com a ERS-149, em São Miguel; diferente, também do encontro com a BR-153, em Rincão dos Cabrais; diferente, ainda, do encontro com a ERS-511, no acesso à Silveira Martins onde, aliás, o fluxo é bem menor? Observe-se o número de acidentes (conte-se as vítimas fatais, os feridos, os mutilados e os prejuízos materiais arcados) em cada interseção e se terá a constatação de que a esquina de Rincão do Mosquito é uma roleta russa – uns passam; outros ficam. A razão maior é a forma como se dá esta integração viária.
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A angústia das pessoas envolvidas (já passei uma madrugada acompanhando envolvidos em estúpido ainda que leve acidente, e senti a aflição de todos – e a minha) e o pranto de quem chora as mortes, estão sendo um preço muito alto pago pela inércia do governo em resolver um problema que as autoridades conhecem do qual sabem muito bem a solução.  
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Sem mais palavras, no meio do turbilhão da vida ... Paz e Bem!

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