domingo, 29 de janeiro de 2012

Coluna 100 - publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 28DEZ2011

A primeira interface que é aprendida, já na família, ensinada pelas mães, é a oração. Por ela acionam-se mecanismos mentais que sensibilizam a compreensão, deixando entrever o Criador antes das criaturas

A partícula de Deus – Você tem a impressão de já ter lido este título nos últimos dias? Acertou. Está em Zero Hora, edição de 24/25 de dezembro, página 13. Com este título o Engenheiro José Luiz Lopes Alves, muito iluminado, oferece ao debate um texto no qual apresenta a tese de que Deus esta no interior de cada um. O jornal convida a opinar. Valho-me do núcleo central do texto e, inclusive, da linha de raciocínio do autor para o tema central desta última coluna de 2011.
**
A evolução humana, por criação ou por seleção natural, descortina exemplos de grande variabilidade. Nos limites inferior e superior desses processos encontramos pessoas conhecidas. Em um extremo coloquemos pessoas como Hitler, Gengis Khan, os Serial Killers (matadores em série) – o Maníaco do Parque e o atirador de Realengo, os carrascos dos regimes de exceção brasileiro e argentino, para não alastrar. Inclua-se neste extrato os corruptos e os corruptores que, sadicamente, se locupletam do dinheiro e do direito de todos. No limite superior coloquemos Madre Tereza, São Francisco, Pastor Brauer, Gandhi, os reais grandes personagens da pátria, as anônimas mães e pais que dão a vida pelos filhos e outros. Apesar de todos possuírem DNA quase igual são pessoas com personalidades muito diferentes. Todos nós, seres comuns, nos encontramos dentro desses limites, alguns mais próximos do limites superior ou inferior e alguns mais próximos do centro dessa escala.
**
Sabe-se muito sobre o extremo inferior. Caracteriza o ser humano que ali se situa a ausência de remorso, o sadismo, a crueldade. Não sentem absolutamente nada com relação à vida humana. O outro é apenas um objeto de realização de seus desejos.
**
Sobre os que estão no extremo superior sabe-se serem dotados de natureza doadora. Se ainda não são santos, estão a caminho da consagração na constelação das pessoas que inspiram Deus entre os homens. E, na sucessão de gestos praticados e mensagens proferidas (às vezes sem palavra, só pelo olhar ou pelo exemplo) sequer tem noção do bem que fazem. Apenas fazem. Naturalmente, sem esforço.
**
Mas o que diferencia os indivíduos é, na verdade, mais do que simplesmente a falta de remorso e a doação inconsciente, respectivamente. A seleção se dá entre estes pela evolução do espírito. Os santos e tantos outros estão mais acima na cadeia da espiritualidade; eles já encontraram Deus. No meio da escala, em volta da média, os nem tão bons e os nem tão maus gastam a vida procurando Deus. E o fazem em rituais religiosos, por experiências místicas e/ou, procurando explicá-Lo e compreendê-Lo acelerando partículas, tentando identificar a “partícula de Deus”.
**
Os santos já encontraram Deus. Os evangelhos são fartos em afirmar “Eu estou no meio de vos”. “Eu estarei convosco!” diz Jesus, o Deus vivo, que habitou a terra, nascido de mulher. Quem o procura e não o encontrou ainda, não evoluiu o suficiente.
**
A primeira interface que é aprendida, já na família, ensinada pelas mães, é a oração. Por ela acionam-se mecanismos mentais que sensibilizam a compreensão, deixando entrever o Criador antes das criaturas. Com aguçada espiritualidade, desenvolvida na contemplação, na ação e na oração, se percebe que Ele é, antes, durante e depois de tudo!
********
O tema é espiritualidade. Um difusor do Santo Espírito em Agudo vai apascentar outro rebanho. O Pastor Henrique Guilherme Scherer deixa a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Agudo para assumir novo desafio. Agudo lhe rende tributos de convivência e de espírito comunitário e ecumênico. As grandes afinidades permanecem, ainda que distantes. Que Deus lhe inspire. Viva bem com a estimada Lizete, com a jovem Martina e com sua missão.   
*********
Sem mais, no meio do turbilhão da vida, lhes desejo... Paz e Bem e Feliz entrada de Ano Novo!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!