segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Coluna 103- publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 1FEV2012

A cada um cabe decidir se em 2012 viverá 366 dias ou se viverá 366 vezes o mesmo dia.

ENTUSIASMO E HUMOR – O mau humor faz mal para a saúde do indivíduo. Mas faz muito mais mal ainda para o ambiente de convívio. Dias atrás circulei na cidade de manhã bem cedinho como, aliás, faço ordinariamente já há mais de 35 anos. Mas, estando de férias, o itinerário não foi o habitual e as pessoas com quem me encontrei também não foram as de sempre. Percebi um outro Agudo. Cruzes! Quanto mau humor! Quanta gente iniciando o dia com uma nuvem preta sobre a cabeça. Caminhar rápido, olhar cabisbaixo, o Bom Dia apenas balbuciado, pró forma; pouco ou nenhum sorriso. Para não ser contagiado me refugiei no carro a escutar rádio enquanto esperava que abrisse as portas o empreendimento que procurava. No dial também nada de muito interessante para quem não foi destinatário de abraço ou recado pessoal. Não adiantou. A meu lado estacionou um carro e dele saíram duas pessoas, sócias de um bom e bonito negócio da cidade. Bom Dia, saudei-as. Responderam: Bom Dia. Mas imaginem um cumprimento sem graça, grave, suspeito até com ainda mau hálito. De férias (?), perguntou a mais próxima. Sim, assenti. Privilegiado, ouvi como resposta. Mas eu trabalho e, por esta razão, como você, adquiri o direito a dias de descanso, como você também poderia e deveria se permitir, discursei. É, mas não é fácil (a clássica resposta de quem olha para a vida com a lente da desilusão). Eu tenho que cuidar da firma, me respondeu. Vocês são duas pessoas. Façam rodízio e, cada uma, toma alguns dias para si, argumentei. Não fui feliz, pois já atravessavam a rua, abriram as portas da loja e na vitrine expuseram a amargura de “ter que cuidar da firma”.
**
O diálogo sintetizado não é ficção para manter a atenção, tendo se dado em bem movimentado ponto central da cidade. Menciono-o para ilustrar o quanto me chamou a atenção o nível de disposição com que muitas pessoas começam seu dia.
**
É natural as pessoas serem acometidas de preocupações que desafiam e que franzem a testa, fazendo sisudo o semblante. Ninguém precisa começar o dia com cara de bobo alegre, sem causa, confundindo otimismo com inconsequência. No entanto e apesar das vicissitudes que o dia a dia pode oferecer, começar o dia com entusiasmo, reconhecendo que todos estamos no mesmo barco e que este só vai para frente se remarmos em cadência, isto faz a diferença.
**
Nada custa um sorriso, um Bom Dia expresso também com o olhar. Fica mais leve viver com entusiasmo e com a consciência de que de cada um depende o êxito de sua jornada e da jornada coletiva da comunidade.
**
A propósito ouvi na segunda-feira à noite, o Professor, Antropólogo e palestrante Luiz Marins a lição de que a cada um cabe decidir se em 2012 viverá 366 dias ou se viverá 366 vezes o mesmo dia.

Das levezas de verão, onde ainda sobrar sombra ou se travesseiro e leitura combinarem, faz muito bem para o crescimento pessoal ler O 8º hábito – da Eficácia à Grandeza, de Stephen Covey, autor da renomada obra Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. No livro o autor dá ferramentas de desenvolvimento da pessoa integral (corpo, mente, coração e espírito), despertando-a para atender o que menciona serem as quatro necessidades básicas (viver, prender, amar e deixar um legado), desafiando quatro inteligências ou capacidades (físicas, mental, emocional e espiritual) e suas manifestações mais elevadas (disciplina, visão, paixão e consciência). Com calma e nas mais de 300 páginas tudo é didaticamente apresentado. Leitura que exige atenção e certa concentração, o livro abre um grande horizonte, com entusiasmo.
*********
Amanhã à noite mais uma celebração de Nossa Senhora dos Navegantes, da Paróquia São José, de Dona Francisca. A caminhada luminosa deverá atrair muitas pessoas e um só pedido à Nossa Senhora dos Navegantes e Mãe do Redentor – que mande água em forma de chuva, para aplacar a terrível seca que vive o Rio Grande do Sul. Lá estarei para rezar, para ter momento de contemplação espiritual, buscar a bênção de São Brás e, também, para conferir se houve evolução na organização e na estrutura, deficiências notadas nas edições anteriores.
**********
Sem mais, no meio do turbilhão da vida, lhes desejo... Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!