domingo, 19 de fevereiro de 2012

Coluna 105- publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 15FEV2012

A vida é uma escola estamos nela para aprender. Problemas são apenas parte do currículo, que aparecem e se desvanecem, mas as lições que aprendemos perduram para a vida inteira

FAÇA-SE FELIZ E SINTA-SE COM SORTE – Lissi Bender Azambuja, santacruzense, Antropóloga Cultural e Professora do Departamento de Letras da UNISC, em recente comentário veiculado no programa a AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária, produzido por Silvio Aloysio Rockenbach, versou sobre coisas que deixam as pessoas felizes. Defendeu que felicidade é um estado de espírito que deve ser cultivado pela própria pessoa, alimentando sentimentos que os pequenos detalhes do dia a dia despertam. O chimarrão em uma manhã fresca, a contemplação da natureza, a convivência entre as pessoas, um contemplativo silêncio, a existência do sacrossanto trabalho à dignificar a existência, uma bela canção ou a melodia preferida, a leitura que forma, informa e inspira. Em todas essas ações o protagonista maior é a pessoa. Nenhum fator externo contribui e nem o mau humor será capaz de esmaecer o sentir-se feliz que está intrínseco em tais percepções.
**
O comentário da professora Lissi é apresentado em alemão e, nesse idioma ser feliz é traduzido como Glücklich sein. E, em versão literal, glücklich é estar com sorte. Assim, podemos alargar o horizonte do que seja felicidade, atribuindo a esta situação também uma porção de sorte. Sinta-se feliz e com sorte em poder viver as pequenas coisas da vida.
**
Gosto do que fala a Professora Lissi Azambuja, tanto pelo conteúdo como pela qualidade de seu alemão. Ouço-a direto da Internet. É um bom exercício mental e com largo ganho cultural, que recomendo. O portal é WWW.brasilalemanha.com.br, link AHAI.
**
Como temos amanhã o feriado de aniversário do Município e logo em seguida o Carnaval, proponho que colhamos estes dias para momentos pequenos que nos façam sentir felicidade e sorte. Como ferramenta, apresento um conjunto de ações e atitudes que poderão despertar para o ser feliz e ter sorte nestes e em todos os dias de 2012. Bebamos muita água; Façamos nosso café da manhã ser de rei, nosso almoço ser de príncipe e nosso jantar de pedinte; Comamos o que nasce nas árvores e plantas e menos comida produzida em fábricas; Vivamos com três E’s: Energia, Entusiasmo e Empatia; Arranjemos tempo para orar; Joguemos mais jogos (faz bem para a mente e é bom entretenimento); Leiamos mais livros do que no ano passado; Durante o dia sentemo-nos em silencio pelo menos 10, durmamos 7 horas, façamos caminhadas de 10 a 30 e, caminhando, sorriamos; Não comparemos nossa vida com a dos outros – não fazemos idéia de como é a caminhada deles; Não alimentemos pensamentos negativos, nem nos preocupemos em demasiado com coisas que estão fora de nosso controle; Não nos excedamos. Mantenhamo-nos dentro dos limites; Não sejamos demasiado sérios; Não desperdicemos energia em fofocas; Sonhemos mais; Não percamos tempo com inveja. Temos tudo o que necessitamos; Não odiemos – a vida é muito curta para isto; Façamos as pazes com nosso passado para não estragar o presente; Tenhamos consciência de que a vida é uma escola e que estamos nela para aprender. Problemas são apenas parte do currículo, que aparecem e se desvanecem como uma aula de matemática, mas as lições que aprendemos perduram para a vida inteira; Sorriamos mais e demos mais gargalhadas; Não queiramos ganhar todas as discussões. Aceitemos também as discordâncias; Demos algo de bom aos outros, diariamente; Não nos preocupemos demasiado com o que os outros pensam de nós. Sobre este sentimento não temos controle; Saibamos que nosso trabalho não tomará conta de nós quanto estivermos doentes. Quem fará isto será a família e os amigos. Portanto, alimentemos nossas relações.  
**
Feriado e Carnaval. Tempo bom para assumir uma melhor condição de vida.
**********
Sem mais, em meio ao turbilhão da vida, lhes desejo... Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!