sexta-feira, 26 de março de 2010

COLUNA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO AGUDENSE - EDIÇÃO DE 24MAR2010

QUARESMA – Decorre o tempo quaresmal, já quase no final. Domingo já inicia a Semana Santa com a celebração de ramos, lembrando a aclamação de Jesus, em sua entrada triunfal em Jerusalém [Hosana, o Filho de Davi!]. Desde a quarta-feira de cinzas a igreja nos convida à conversão, orientando-nos a orar – relação de cada um com Deus Criador, jejuar – relação de cada um consigo mesmo, e dar esmola – relação de cada um com os irmãos e suas necessidades.
**
Tempo quaresmal é, também, tempo de conversão e de perdão. Em um dos evangelhos refletidos nos é apresentado o episódio em que Jesus salva a mulher adúltera condenada à morte. Jesus, conhecendo o que está no coração dos homens, quer condenar o pecado, mas quer salvar o pecador, e desmascarar a hipocrisia (Bento XVI, oração do Angelus – 21MAR). Jesus, o Legislador, dá a sentença [quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!] Como não sobrasse acusador, disse à mulher [Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais]. A menção desta passagem do evangelho de João na quaresma nos incomoda. Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!, E aí?! Somos perfeitos? Somos os únicos perfeitos? Nossa versão do mundo é absoluta e a única aceitável? Ora, ora, não sejamos hipócritas! Pecamos, e muito. Mas, contudo, Deus deseja para nós apenas o bem e a vida! Ele condena nosso pecado e nos perdoa, enquanto pecadores, sempre.
**
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA – Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro! Com este lema igrejas brasileiras reunidas no CONIC quiseram despertar a consciência de que devemos escolher entre os valores do plano de Deus e a rendição diante do dinheiro, visto como valor absoluto, dirigindo a vida. Neste propósito o texto-base da CF 2010 alerta [O problema não é o dinheiro em si, mas o uso que dele se faz. É útil como instrumento destinado ao serviço e intercâmbio, mas não pode ser o supremo comandante dos nossos atos, o critério absoluto das decisões dos homens e dos governos.] Viver em uma sociedade materialista com motivações por demais monetaristas – isto não dá certo. É um modo de existir que sacrifica a essência da felicidade que é, sobretudo, ser alguém, e não somente em ter bens.
*******
A PONTE – Estamos, hoje, 78 dias ou 1822 horas sem a ponte na RSC-287.
*******
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!