quinta-feira, 18 de março de 2010

COLUNA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO AGUDENSE - EDIÇÃO DE 8FEV2010 (2)

SAUDAÇÕES. Esta edição alcançará o aniversário do Município, dia 16. Empresas e entidades fazem da edição 02 do Correio Agudense, veículo de seu regozijo pelos 51 anos de Agudo. É uma expressão de amor pelo chão nativo. Faço coro àqueles que dizem bem de Agudo em seu aniversário. E, para tanto, tomo como base trechos da coluna Cousas do Torrão, que escrevi no Jornal do Povo, em 16 de fevereiro de 1986.
“(…) Passaram-se (51) anos e Agudo segue sua trajetória... e muitos do que passaram ou passam por Agudo, deixam pedaços de si e de seu trabalho estrada à fora. Teu povo, Agudo, é o que de mais valioso possuis. Paciente, compreensivo, ordeiro e hospitaleiro, o agudense é o responsável direto por aquilo que tu és, hoje. Nos momento de ira, apazígua, nos momentos de descrença, acredita. E, quando chamado ao trabalho, seu suor goteja de progresso o Norte e o Sul, o Leste e o Oeste. (…)
Agudo, tua epopeia foi traçada por muitos homens! Alguns reverenciados com honras e outros no passivo anonimato.
Aos que já tantas vezes receberam distinções, neste dia, mais uma vez nosso agradecimento. E aos que, embora tivessem se entregado por inteiro, até hoje ninguém ousou lembrar, nosso enternecido reconhecimento, e o pedido de perdão pela omissão em que tantos incorreram.”
Fiquei fiel ao escrito de 24 anos atrás. Hoje a elaboração do texto talvez fosse diferente. Todavia, a mensagem, esta não carece de reparos. Concordam?
--------
Se alguém tem guardados os folderes de Semanas do Município, desde sua instituição, no governo Schorn/Uebel, (1977-82), se surpreende com alguns eventos que já houveram. Em 1986, por exemplo, houve show com Leonardo (Céu, Sol, Sul, Terra e Cor) e, promovido pelo CTG Sentinela do Jacuí, baile com Os Serranos, no Clube Centenário. E, neste mesmo nível, dá para citar ainda muitos mais eventos nestes quase trinta anos de Semana do Município.
-------
Tenho certeza de que lá tudo estará limpo. Mas hoje parece perigoso acender o Lume Memorial na Esplanda do Monumento, no dia 16 de Fevereiro (a Lei Municipal 1681/2007 assim o prevê). Pode atear fogo na macega e gerar um incêndio de proporções. Aliás, este espaço memorial, de alta significação para a imigração alemã na Colônia Santo Ângelo, e que tão relevante incremento recebeu em 2007, merece mais atenção. Não deverá cair, de novo, no ostracismo. Nossa história não condiz com tais páginas.
-------------------------------------------------------------
Carnaval. Esta bela e antiga festa pode ser, também, uma festa sadia. Percebo um refreamento do ímpeto apelativo. Será uma tomada de consciência somada ao senso de auto-preservação? Tomara. Todavia,tTem algo que me incomoda nesta semana. A incisiva campanha “olha a camisinha aí, gente!!. Ora, carnaval é sexo? Sim, claro, entendo... os limites são extrapolados, a libido sobe e... bem, pode acontecer. Mas daí a fazer barreira na rua ou na porta dos salões, distribuindo o minienvelope à granel é aduzir que todo folião seja, por esta condição, também um fornicador burlesco. Grande exagero. Fica até patético: a Rosa e eu, certa vez, recebemos, também, um envelope, na porta do Clube Centenário. O que iriamos fazer no Clube? Ao menos anunciava-se um baile de carnaval. Felizmente foi.
---------
Muito juízo gente querida. Façamos todos, deste carnaval, o mais sadio, com só alegria, com só, descontração, com só descanso.
--------------------------------------------------------------
Elogiar a recuperação da RS-348? Quesperança! Nós contribuintes, merecemos estradas em boas condições. Oferecer ao cidadão uma prestação de serviço de qualidade nada mais do que o dever do Estado. E, atentemos - foi dito à autoridades agudenses que haverá, ainda, uma segunda camada de asfalto cobrindo toda a pista de rolamento. Depois as pinturas de sinalização. Fiquemos atentos. A situação em que se encontrava o trecho Agudo-RST-287 era um caso de polícia e de MP!
-----------------------------------------------------------
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!