quinta-feira, 18 de março de 2010

COLUNA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO AGUDENSE - EDIÇÃO DE 24FEV2010 (4)

O Governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal, esta preso já há mais de uma semana, por decisão da justiça, sustentada pelo Supremo Tribunal Federal. É um fato notório que nos pode servir como ponto de reflexão.
**
Ao saber da prisão do governador Arruda , o Presidente Lula declarou-se entristecido. Pronto: bastou dizer isto e os incendiários de plantão logo se puseram a interpretar a tristeza do Presidente.
Pergunto: você não ficou triste? Não é lamentável que em nosso país assistamos um Governador de Estado ser preso(?); que políticos sejam flagrados escondendo dinheiro desviado (se não assim fosse não precisava esconder)(?); Que minta descaradamente (o Arruda mentiu, no episódio da burla do sigilo do painel de votação do Senado, e no caso dos panetones)? Não é lamentável suficiente que a imagem de nossa pátria Brasil seja chafurdada com notícias deste gênero? Eu me entristeço, por mim mesmo, como brasileiro, pela minha terra e pelas gerações que estamos inspirando.
**
Tenho o mesmo sentimento de tristeza quando lembro de barbaridades praticadas por pessoas em quem os agudenses confiaram, e que mereceram manchete estadual. Machucou minha estima ver Agudo desfilar na imprensa com fatos menores: lembro dos passeios no Nordeste, montados em Equus asinos, do descaminho de gado vacum o ziguezague edílico, no trânsito, sob efeito alcoolêmico. Estes fatos, noticiados à lo largo, fizeram bem para Agudo?
**
Por isso me faz triste saber existirem Arruda's, Kassab's e tantos outros.
Me alegra, por outro lado perceber que a impunidade não é mais é tolerada. A prisão de um Governador do Estado é prova disto.
**************

Estamos na Quaresma, tempo de (re)conversão. A trilogia “oração, jejum e esmola” são atitudes que enriquecem e ajudam a transformar a vida efêmera, centrada em nós mesmos, para uma vida mais plena.
A oração alimenta o ser espiritual, ligando o homem com o ser criador [eu e a atenção e relação com Deus];
o jejum concita o homem a olhar-se a si próprio, em sua dimensão corporal, mental, social, afetiva [eu e a atenção e o respeito comigo mesmo];
a esmola convida o homem a olhar seu semelhante [eu e a atenção à realidade e a pessoa de quem esta próximo de mim]
É sábio, também, fazer deste período especial, tempo de desenvolver as atitudes da escuta e do silêncio. Precisamos ouvir tudo o que o mundo quer nos transmitir? Precisamos falar tudo o que temos vontade?
*******
Somos, às 08h40min desta terça, dia 23FEV, 192.534.740 brasileiros. Acesse www.ibge.gov.br e acompanhe no POPCLOCK.

Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!