domingo, 4 de março de 2012

Coluna 107- publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 29FEV2012

Para vós, serei um pastor; Com vós, serei um irmão! (Dom Remídio José Bohn)


Hoje é 29 de fevereiro, dia acrescido ao calendário por 2012 ser Ano Bissexto. Esperar mais quatro anos para escrever sobre este dia não é prudente, pois vai saber o que se passará até 2016, além da Jornada Mundial da Juventude, no Rio, em 2013, e a Copa do Mundo (no Beira-Rio??), em 2014. E se tudo terminar em 21 de dezembro de 2012?!
Na internet encontrei uma explicação para o fato de ser tido como “Bissexto” o ano em que fevereiro tem este 29º dia. Já lhe chamou a atenção à razão desta designação, se nada tem a ver com bi, nem com sexta parte? Na internet obtive uma resposta que me parece plausível. Consta, em pesquisa postada por um professor chamado Cardy, ter sido o Imperador Júlio César, em 46 a.C. quem determinou qual dia devia ser repetido – o 24 de fevereiro, por ser o sexto dia antes das calendas de março. O dia era chamado, em latim, ante diem bis sextum Kalendas Martias, o que, abreviado, resultou em bissextum, em português Bissexto. Em alemão – Schaltjahr.    
**********
Para vós, serei um pastor; Com vós, serei um irmão! Esta frase foi pronunciada por Dom Remídio José Bohn, quando axcendeu à se sua posse como terceiro Bispo da Diocese de Cachoeira do Sul, domingo, dia 26, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, a Igreja-mãe da Diocese. A solene missa lotou a Catedral de fiéis católicos das treze paróquias da jurisdição eclesiástica, muitos sacerdotes, autoridades, amigos e familiares do novo Bispo. Presidida pelo Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, da Arquidiocese de Santa Maria, a posse teve momento singular quando o Padre Sílvio Rockenbach (muitos devem lembrar-se dele quando Pároco de São Bonifácio nos anos 70) proclamou a Bula Pontífica de nomeação, em latim.
**
A Diocese de Cachoeira do Sul, instalada em setembro de 1991, teve dois Bispos oriundos da Cátedra, não da Pastoral. O Primeiro, Dom Ângelo Domingos Salvador (já, agora, de cabelos brancos) é religioso da ordem dos Capuchinhos, intelectual, erudito e Professor. Em 2000 o Báculo foi confiado à Dom Irineu Silvio Wilges, também religioso, Franciscano, da Ordem dos Frades Menores (a mesma dos freis da Paróquia São Bonifácio). Foi elevado à Bispo com curta experiência paroquial. Antes sempre fora Professor, Reitor ou assessor para assuntos da formação. A partir deste domingo Dom Remídio José Bohn, 61 anos, assume a missão de “Mostrar a todos o Rosto de Cristo!” cumprindo o lema da Diocese. Ele é secular, isto é, tem formação religiosa a partir de uma Diocese. Sua formação e, também, a atividade pastoral foi toda realizada em Porto Alegre. É, qual seus antecessores, operário da messe da formação, pouco tendo atuado em missão. Agora, como pastor do rebanho católico da Terra Santa de Cachoeira do Sul, calçará as sandálias para caminhar com o povo. Seja Bem-vindo!

Dom Remidio recebendo o Báculo de Dom Irineu, na presença de Dom Adelar Ruberti (Foto: Gentileza do Fotógrafo Eduardo, de JE Mídia Visual - Cachoeira do Sul)
 **********
Quando criei meu blog pensei comigo mesmo: Consumatum Est! Agora estou ao bordo da nau que me levará por todos os mares das redes sociais. Ingenuidade pura. Quem ainda dá importância para blog? Pois bem, lá vou eu na superação de mais uma barreira. Apoiado pelo amigo e consultor técnico da primeira e toda hora, Mauro Baptista Marques, mergulhei no Facebook. No perfil escrevi: Amigos, estou no Facebook, mesmo não sabendo muito bem o que isto significa. Entrei para me atualizar nas mídias sociais, pois um dia ainda quero poder me comunicar com os netos!! Pura verdade – quero netos (está bem, sem pressa) e quero poder falar de A para B com eles. Um avô careca, sim; careta, tomara que não!
**********
Sem mais, em meio ao turbilhão da vida, lhes desejo... Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!