quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Coluna publicada no jornal Correio Agudense - edição de 29SET2010

ICBAA – SUPORTE CULTURAL – Na coluna da semana passada escrevi sobre o recital de piano que acontecerá no Auditório João Gerdau, dia 08 de novembro, às 20h30min, promovido pelo ICBAA e comemorativo dos 153 anos da Imigração Alemã na Colônia Santo Ângelo. Será um momento cultural e artístico de não perder. O nome do recital será Klavierkonzert in ICBAA (concerto de piano no ICBAA). E o Klavierkozertist (pianista) será Mateus Costamilan Costa.
**
Melhor oportunidade esta querida entidade não poderia ter – sua agenda publicada na página dois do Correio Agudense.
São próximos eventos do ICBAA – a Casa de Cultura de Agudo:
8OUT – 20h00 – Lançamento, com seção de autógrafos, da primeira obra literária da professora, tradutora, poeta e escritora agudense Daniela Damaris Neu. Lótus, é este o nome do livro, estreia sua proposta de regar a literatura com poemas de sua inspiração. Depois ela lança Lótus Casa de Cultura Mário Quintana e na Feira do Livro de POA, em novembro. Agudo terá o Avant Première. O Auditório João Gerdau é o lugar ideal para tal.
24 e 30OUT – 14h00 – Primeira disputa do jogo lúdico de tabuleiro Devagar. O I Torneio de Devagar Lustiger Tisch (Mesa Alegre) do ICBAA, pretende reunir os apreciadores deste jogo divertido e agregador, praticado à gerações. Hoje os jovens talvez nem o conheçam. No dia 24 começa, com 16 participantes que disputarão as duas primeiras fases. No domingo seguinte os classificados disputam as fases finais. Dona Jessy Berger patrocinou a premiação. Será necessário que haja 16 jogadores no início do torneio. Inscrições abertas, na secretaria.
Advento e Natal – O ICBAA deverá participar da programação do Natal de Luz, dentro da programação oficial do Município. Poderão haver novidades!
********
É SEGURO? NÃO VAI CAIR? Imagine a cena: você contrata a construção de uma casa nova. Seu cônjuge, cético e desconfiado, lhe azucrina até que você vai ao engenheiro e pergunta: Escuta aqui, a casa será segura? Poderemos morar nela? Poderemos instalar a cozinha? abrir as janelas? Ela não vai cair? Não mesmo? Com que segurança você receberá esta obra? Qual será a reação do engenheiro, que calculou as estruturas, o vigamento, as resistências, enfim, que cuidou dos detalhes? Ele concluirá que vocês dois estão pirando.
**
Quem pensa que propus um exercício absurdo, recapitulem as manchetes dos jornais da região na semana passada. Lembram? “DAER diz que nova ponte do Jacuí não tem risco de cair!” Ora, ora. Seria crível imaginar que o DAER admitisse estar fazendo uma ponte que teria conhecido risco de cair? Seria imaginável que encomendasse um projeto que contivesse sequer um ponto de fragilidade, capaz de derrubá-la em condições normais? Mas, vamos adiante. A manchete reportou à uma matéria de meia página, onde o jornal apresentou as respostas da autarquia à um questionário elaborado com dúvidas que teriam sido apresentadas por moradores e entidades de Agudo e Restinga Sêca. Perguntas risíveis, primárias, que causaram rubor à direção do DAER. Pronto: fez os agudenses e os restinguenses de idiotas. Botou na boca de nossa gente perguntas como: 1) A nova ponte tem período específico de duração? 2)Apesar do reforço da estrutura, há algum risco de essa ponte ser levada pela força do Rio Jacuí, como pode ter ocorrido com a anterior? 3)A nova ponte será mais extensa que a anterior. Como isto será possível? 4)Foi dito que a nova ponte oferece mais segurança em relação à estrutura anterior. Que fatores garantem isto? E assim por diante... Qual resposta esperavam do DAER.
**
A propósito, a ponte anterior não constava com insegura, nem se imaginava que viesse a ruir, o que ocorreu a precisos 267 dias.
********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!