quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Coluna publicada no jornal Correio Agudense - edição de 22SET2010

PRIMAVERA – Começa amanhã, à 00h09min, bem de madrugada, a Primavera Austral, a estação das flores que antecede o verão no hemisfério Sul – a do hemisfério Norte é a Primavera Boreal e acontece durante nosso outono. O dia de seu início é assinalado pelo equinócio de setembro e seu término pelo solstício de dezembro.
**
Um amigo fraterno confessou, certa vez, preferir os tempos de equinócio aos de solstício, pois que no período em que aqueles ocorrem a temperatura é mais amena. Explica-se. No dia 23 de setembro – dia do equinócio – é para nós, sulistas, o dia em que as horas com sol e sem sol se equivalem. Em astronomia de afirma ter o dia e a noite idêntica duração. Daí para frente o dia vai se alongando e a noite encurtando, até o dia mais longo, em 21 de dezembro, no solstício de verão. Nos dias em que as horas de sol são metade do período, este fator, somado à posição do hemisfério para com relação ao sol com ainda boa inclinação, de fato, se experimenta sensação térmica muito aprazível. Concordo com ele.
**
Onde tem ipês a primavera é anunciada com verdadeiro alvoroço visual. O Ipê Roxo, árvore símbolo do Município – Decreto 2/1998 – é mais sóbrio. Seu porte, de copa alta, e as flores mais discretas, o fazem ser notado ao longe, elegante. Já o Ipê Amarelo não faz questão de mostrar-se. Provoca uma gritaria de cor. Não passa desapercebido. Pena que sua florescência dura tão pouco.
*******
UM JARDIM INCOMUM – O Jardim das Esculturas, em São João dos Mellos, Júlio de Castilhos, é um lugar para ser conhecido, apreciado e contemplado. Acompanhado de um casal de amigos a Rosa e eu o visitamos neste Dia do Gaúcho. É verdadeiramente incomum. O talento do Rogério Bertoldo faz acreditar que em nossa região viva um novo Miguelangelo.
**
No passeio fomos vítimas de informação distorcida sobre a rota. Informaram-nos que para lá chegar devíamos tomar um caminho tal que, comparando com nossas estradas seria o mesmo que vir de Paraíso à Agudo desprezando a ERS-348 e usar a estrada do Cerro da Figueira, entre o Pinhal e a Estrada Armando Goltz, no Despraiado. Em compensação da judiação no carro e dos sacolejões uma deslumbrante paisagem.
**
O Jardim das Esculturas fica no Município de Júlio de Castilhos, mas bem perto da divisa com Nova Palma. Como referência citam como se em Nova Palma fosse. Da cidade de Pe. Luiz Sponchiado são 9 km – pela estrada certa. Vale a pena.
*******
ACORDES DE ÉBANO E MARFIM NO ICBAA – O pianista Mateus Costamilan Costa, de Arroio do Tigre, fará recital no Auditório João Gerdau, do ICBAA, na noite de 7 de novembro, em acontecimento comemorativo dos 153 anos da Imigração Alemã na Colônia Santo Ângelo. Será um experimento da capacidade daquele espaço para eventos do gênero. Espera-se poder acomodar 140 convidados, a capacidade máxima do auditório.
**
Mateus Costamilan Costa é filho de agudense, graduado em piano na UFRGS, com maestria em Mozart. Seu recital será eclético, com mescla de música clássica, sacra, instrumental e popular, nos mais de cem minutos da audição. Os convites estarão à venda em seguida.
*******
A PONTE – Estamos, hoje, 260 dias sem a ponte na RSC-287. Sexta-feira, dia 24, termina o contrato de operação da balsa Deusa do Jacuí. O Governo do Estado haverá de encontrar fórmula jurídica para prorrogar o serviço até a conclusão da ponte. A propósito da ponte sobre o Rio Jacuí, na RSC-287, já está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 223/2010, denominando aquela obra de arte rodoviária como Travessia Hilberto Boeck. É autor da proposição o Deputado Gilberto Capoani.
********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!