segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Coluna publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 15SET2010

SER GENTE – É lugar comum falar em ser gente, em ser decente? É redundante dizer que as relações humanas estão com vírus? Que hackers invadiram os espaços da cortesia, da educação e da misericórdia, disseminando desamor, egoismo, dessensibilizando as pessoas e as relações? É superado imaginar que o bem precisa ser anunciado e defendido?
**
Situações de que se tem notícia dão conta de que a sociedade está ameaçada. O crescimento de denúncias de agressão doméstica, feita por mulheres contra seus próprios maridos ou conviventes, é uma realidade. E é uma realidade positiva. Se a agressão é repudiável, porquanto se dá entre pessoas que convivem motivadas por uma atração em princípio amorosa, mas que descambou, a denúncia é demonstração de que existe uma reação, encorajada pela vigência da Lei Maria da Penha. Ainda bem.
**
A Lei Maria da Penha desconserta machões. Homens que julgavam dominar pelo instinto e pela simples condição de serem fisicamente mais providos e, em muitas situações, por serem os provedores econômicos do grupo familiar, se viram pequenos, diante do talhão desta lei que protege e ampara a vítima de agressão física, psíquica ou emocional.
**
É pena que a sociedade tenha que editar leis para disciplinar uma relação como a matrimonial – ou que a tal se equipare, que devia ser, por essência e natureza, respeitosa, fiel e amorosa. Sintomas de doença social.
**
Embora desagradável de abordar, é igual sinal de doença social o incesto e a pedofilia. Difícil de admitir, as evidências mostram que tais práticas, ignóbeis e irracionais, são realidade a mutilar crianças e jovens, perpetradas, em muitos casos, por aqueles à quem confiariam sua defesa.
**
O que fazer? Promover e apoiar iniciativas que sejam do bem! Proclamar que a sociedade não aceita isto! Deixar de alimentar o lobo, para não sacrificar a ovelha! Mostrar bom exemplo! Inspirar o bom, o bem e o belo! E... valorizar atitudes cristãs!
*******
Hoje, 15 de setembro, é um dia especial! “Esto no puede ser no mas que una cancion; Quisiera fuera una declaracion de amor. Romantica sin reparar en formas tales. Que ponga freno a lo que siento ahora a raudales. Te amo” - escreveu, com poética inspiração, Pablo Milanes. Na figura humana, presente em minha vida, que tem esta poesia musicada como homenagem e inspiração, os versos e o ser se confundem – fortes, com personalidade e caráter próprios. E a declaração de amor é paterna. Parabéns!
**
Hoje é, também dia de Nossa Senhora das Dores. O talentoso Michelangelo, com só 28 anos de idade, esculpiu, em mármore polido – Pietá, uma das formas de apresentar Maria, Nossa Senhora, com o Filho Jesus no colo – demonstrando piedade e dor. Esta obra prima, de 1498, uma das mais belas esculturas conhecidas, se encontra à visitação na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Para a arte, uma obra como poucas; para tantos, um ícone referência da perfeita intercessora. Para quem lhe devota admiração, uma fonte de inspiração do bem. Por isso, contemplemo-la estampada nesta coluna.


*******
A PONTE – Estamos, hoje, 253 dias sem a ponte na RSC-287.
********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!