sábado, 11 de setembro de 2010

Coluna publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 08SET2010

AS AUTORIDADES NO MUNICÍPIO: As autoridades constituídas em um município dependem dos órgãos e estruturas de poder instalados. Em Agudo é assim: na esfera municipal são o Prefeito Ari Alves e o Presidente da Câmara, Ver. Paulo Unfer. Na esfera estadual Agudo tem Comarca; sem juíz titular; tem Ministério Público – este órgão originalmente vinculado ao Poder Executivo Estadual mas que a partir da Constituição Estadual de 89 alcançou status de poder ou quase-poder tem como agente titular Daniela Raiser, ainda que esteja em licença privada. Agudo tem Brigada Militar com duas estruturas, um Esquadrão, com jurisdição regional, comandado pelo Capitão Noé, e um Pelotão – com jurisdição municipal – que seria, por hierarquia, comandado por um Tenente. Não estando provido este escalão, é comandado, interinamente, pelo Sargento Pauze. A Defensoria Pública é titulada por Rafael da Fonseca. A Delegacia de Política tem o comando do Delegado Eduardo Flores Machado. Agudo tem, ainda, as seguintes estruturas: Inspetoria Veterinária – chefiada por Leomar Flávio Alves, Ipergs – provido por Danier Leopoldo Müller, NATE do IRGA – dirigido por Guilherme Thom, subseção da OAB – presidida pelo advogado Ricardo Schutz Araújo, Escritório da EMATER, chefiado pelo Engenheiro Florestal Marciano Loureiro. O CRC tem Delegacia Regional no torrão – é Delegado o Contabilista Bráulio Kesseler. Um único órgão da estrutura federal funciona em nosso município. É a agência dos Correios, gerenciada por Jones Rorato. Posso ter omitido algum órgão – não foi intencional e posso copmplementar.
**
Não entro no detalhamento de serviços concedidos, entidades, associações e órgãos municipais, o que elevaria esta listagem para mais de cem citações.
**
Sem dúvida é um consistente staf de autoridades e dirigentes em quem Agudo confia e de quem espera que façam, em suas competências e juridições, o máximo para promover o desenvolvimento desta terra.
*******
A propósito da Comarca: está marcada para o dia 27 próximo a posse de novo grupo de magistrados. Consta que uma das juízas a serem empossadas mora e trabalha em Agudo. Tem mais: poderia escolher esta Comarca para atuar como togada. Se assim for, o judiciário poderá ver diminuir a pilha de processos que tamitam na Comarca, e que se contam aos milhares. Isto significará alívio para as partes, para os servidores, para os advogados e para a sociedade. Já aqueles que sentirão o talhão da Lei na sentença proferida... bem para estes a caneta de juíz tem peso extra.
*******
É ENCHENTE? – Para quem desconhece estágio da orizicultura praticada em muitas lavouras de arroz da várzea do Jacuí, a lâmina de água vista pode confundir. As lavouras cobertas de água já à espera da semente pré germinada – podem levar ao passante a pensar: ué – enchente de novo?
*******
O DEFILE DE SETE DE SETEMBRO – Aplausos para o desfile de terça-feira, na Concórdia. Do que ví ressalto: 1 – o esforço da SMEC para fazer mais de 3,5 mil jovens passarem pela avenida; 2 – a diferença que fez a Escola Santos Dumont, com a Banda ampliada por músicos e regente do Maneco, de Santa Maria, e pelas coreografias das balisas, diferentes e dinâmicas; 3 – Os pelotões do ensino médio da Willy Roos, com as mensagens inteligentes. Parabéns! Para repensar: o desfile de tarde seria mais bonito e daria um ar mais festivo ao feriado e o tempo de duração deve ser encurtado.
*******
A PONTE – Estamos, hoje, 247 dias sem a ponte na RSC-287. No dia 24 deste mês expira o contrato da empresa proprietária da balsa Deusa do Jacuí, que faz a travessia sobre o Rio Jacuí, entre Agudo e Restinga Sêca, com o Governo do Estado. Este fato já repercute na grande imprensa. O DAER já deve estar cuidando da situação. A travessia continuará até a ponte ser concluída? Será, doravante, serviço pago pelo usuário? Será abandonado, uma vez que existe a alternativa das ERSs 348 e 149? Até agora apenas especulações.
********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!