terça-feira, 31 de agosto de 2010

Coluna publicada no jornal CorreioAgudense - edição de 01SET2010

LONGE VÁ... TEMOR SERVIL – Em 1992 recebi do Prefeito Pedro Müller uma honrosa missão: como Secretário da Administração de seu governo me credenciou para fazer o discurso da Semana da Pátria, na solenidade oficial da Praça da Emancipação. Lembro nitidamente da cena. Me senti um piá ao lado de Pedro Müller, Aldo Berger e outros personagens da vida pública de Agudo e diante da população que acompanhou o desfile cívico. O senso de responsabilidade me fez pequeno; a confiança e o momento me fizeram grande. Trajando à caráter gaúcho, com pala de seda emprestado pelo Cidadão Agudense Jaime Brum Carlos – pois o desfile foi na Semana Farroupilha, já que havia chovido no dia 7, dissertei inspirado em texto de Confucio: “Os antigos, querendo fazer refulgir no mundo a virtude luminosa, começaram por estabelecer um bom governo em seus Estados; querendo que seus Estados tivessem um bom governo, começaram colocando em ordem suas próprias famílias; querendo que houvesse ordem em seus lares, começaram por disciplinar-se a si mesmos; como desejavam autodisciplinar-se, começaram retificando seus corações; e, como queriam retificar seus corações, tornaram sinceros seus pensamentos; querendo tornar sinceros seus pensamentos, começaram por ampliar ao máximo seus conhecimentos (...)” Bons governos, ordem na família, autodisciplina, retidão no sentir, pensamentos sinceros, conhecimento: estes foram, no século IV a.c., foram em 1992, são hoje e serão sempre uma linha mestra para que tenhamos uma pátria sadia. “Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil.”
********
QUEM SERÁ? A campanha política deste ano já faz alçarem-se os prognósticos para o pleito municipal de 2012. E surge uma pergunta que não vai mais calar: Quem, depois de jurar cumprimento à Lei Orgânica, receberá a chave do paço municipal, no Novo Ano de 2013?
*******
FUTEBOL – Não comentei a façanha colorada, para não cair na tentação do ufanismo. Dela cuidaram os profissionais de esportes e, neste jornal, também o periodista, Dr. Daniel Berthold. Não abordei a chegada do Portaluppi ao Grêmio, em quem acredito pelo que sabe e pelo que motivará no tricolor gaúcho, ainda que os resultados estejam aquém do que ele mesmo espera. O que me chama a atenção no momento é a derrocada do Juventude, que já foi a terceira força do futebol gaúcho no cenário nacional, superando, por vezes, até a dupla Gre-Nal. O alviverde da serra foi rebaixado da séria A para a B em 2008; rebaixado para a série C em 2009 e agora, em 2010, está na lanterna, prestes a cair para a série D. Dentro em pouco estará disputando campeonato com a garotada do Avenida. Como explicar? Como recuperar o conceito e a estima do time e da torcida? Que tarefa... e que sina!
*******
HOMENAGEM PESPETUADA EM CONCRETO E AÇO – Começa a tramitar nesta semana na Assembleia Legislativa do Estado o Projeto de Lei Estadual que denominará a nova ponte sobre o Rio Jacuí, na RST-287, como Travessia Hilberto Boeck. A proposição tem a essência da justificativa com a qual os vereadores agudenses apresentaram o pedido, em março. A tramitação pode ser acompanhada no portal do parlamento gaúcho.
*******
MÃO DE OBRA E CONHECIMENTO AGUDENSES FOR EXPORT – De Agudo para Sandino, na Nicarágua. Leandro Adair Gonçalves, Michel Germino Serafin e Valdenir Nied, todos agudenses, foram convidados a trabalhar na implantação de uma planta industrial de calçados na Nicarágua. Empregados da indústria Schmidt Irmãos Calçados Ltda., unidade de Agudo, foram trabalhar na unidade fabril do mesmo grupo e ramo, já em funcionamento naquele país centro-americano. A fábrica de Agudo tem duas linhas (esteiras) de produção; a de Sandino tem 14.
*******
A PONTE – Estamos, hoje, 239 dias sem a ponte na RSC-287.
********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!