segunda-feira, 9 de agosto de 2010

COLUNA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO AGUDENSE - EDIÇÃO DE 28JUL2010

DUAS VAGAS PARA DOIS (OU UM) VOTO – Nas eleições deste ano haverá a renovação de duas das três vagas que cabem a cada Estado, no Senado Federal. Com isso, os eleitores deverão votar em dois candidatos. No entanto, no Rio Grande, ainda que a regra seja esta, não será bem assim. As principais coligações estão trabalhando abertamente que os eleitores votem em apenas um senador, anulando ou fazendo ser branco o segundo voto. Esta atitude dá bem a medida do nível da disputa nas eleições de outubro.
**
Os caciques da campanha defendem esta anormal proposta alegando que o segundo voto pode alavancar a campanha da candidatura de outra coligação. Sob o ponto de vista estritamente eleitoral – e é esta a análise dos partidos – esta estratégia pode ser justificada. Imagine-se todos os eleitores da coligação Fogaça-Pompeu votando em Rigotto e, também, em Ana Amélia. Esta, que receberá, logicamente, o primeiro voto dos eleitores da coligação Yeda-Berfran, somaria para si todos os segundos votos de quem votou Rigotto. Em assim sendo virtualmente faria mais votos do que o gringo de Caxias. Quem estaria eleito? A jornalista Ana Amélia. A recíproca é igualmente verdadeira. Com Paim, da candidatura Tarso-Beto Grill, pode dar-se a mesma coisa. O eleitor votará Paim e só. Caso contrário, o segundo voto estaria somando para Rigotto ou para Ana Amélia.
**
O que afirmo ouvi de candidatos de suas das três principais coligações – fiz conjectura apenas do candidato Paim.
**
Mas o eleitor é soberano. É dele a indelegável prerrogativa de votar a renovação do senado em dois terços. Será que ele vai abrir mão de votar quais dois Senadores deseja ver em Brasília, representando o Rio Grande nos próximos oito anos, quatro deles em companhia de Pedro Simon? Aguardemos.
**
Ainda as eleições: está anunciado que a partir das eleições de 2018 os brasileiros votarão em urnas com leitura biométrica. A partir daquela eleição o sistema registrará, além do número do Título Eleitoral, também a leitura da digital de um dedo da mão previamente cadastrado. Tudo para aumentar a segurança. Este sistema já foi testado nas eleições de 2008, será ampliado em 2010 e deverá ser universalizado em 2018.
*******
ELEVARTE – A I Coletiva de Arte de Agudo, do Grupo ElevArte, foi um espaço oásis dentro da Expovolks, na Volksfest 2010. As telas das pintoras Alda Schultz, Ivette Maria Müller, Marilene Altmayer e Sirlei Pozzer, surpreenderam. Admiração, encantamento e emoção foram as reações mais percebidas, tanto pela qualidade do Chimarrão poético que abriu a mostra como à contemplação dos quadros e poesias. Fórmula de envolvimento muito acertada. Ao ver e ler se fazia uma salutar viagem no plano da quimera. Espaço e local muito apropriados. A Mostra se afirmou e está confirmada na programação. Embora meu nome conste como membro do Grupo ElevArte, minha produção literária ainda é mental (será uma forma de justificar uma ponta de procrastinação?)
*******
DESTA VEZ NÃO FOI NA CURVA – A Curva do Cotovelo não contribuiu com a estatística de acidentes de visitantes da Volksfest, como ocorreu em anos passados. A nova sinalização surtiu efeito. Mas ainda assim lamentamos que Diogo Paul tenha tido sua vida abreviada, morrendo tragicamente na BR-158, em Júlio de Castilho. Choraram os pais Dori e Darci e o mano; lamentou toda a comunidade. A chacina no trânsito... até quando?
*******
A PONTE – Estamos, hoje, 202 dias sem a ponte na RSC-287.
********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!