quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Coluna publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 18AGO2010

AÇÃO PREVENTIVA – No início desta semana o Presidente da Câmara retribuiu a vista do Delegado de Polícia, Eduardo Flores Machado, e convidou-me à acompanhá-lo. Amável, o Delegado Eduardo reúne peculiar experiência policial. Agudo pode contar com este digno servidor que, com justeza e perfeição, fará a Polícia Civil ser presença no dia a dia da comunidade. Mostrou-nos uma extensa pauta de ações que serão implementadas, todas elas de caráter preventivo e com o propósito de assegurar, ao menos no que for da alçada da Civil, que tenhamos um verão com tranquilidade e uma comunidade organizada e com disciplina – fatores de bem-estar, segurança e desenvolvimento.
**
O Chefe da Polícia Civil de Agudo proclamou ser meta de sua gestão a implacável observância da lei no que tange a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas por menores. Sabemos que o consumo de bebidas com álcool pode, com facilidade descambar para o consumo de drogas, para a prática de crimes ou contravenções; que é um dos grandes responsáveis pelo flagelo no trânsito; que destrói caráteres, adoece as pessoas, a família e a sociedade inteira.
**
Manifestamos, na audiência, a preocupação com a violência em eventos – fato que por mais de uma vez já abordei nesta coluna. Como dirigente de uma entidade associativa, me custa muito admitir que em Agudo seja arriscado programar evento de lazer e entretenimento, por receio de arruaça e ameaça à integridade das pessoas e do patrimônio. Demonstrando sensibilidade, o Delegado disse ser esta também uma situação que deverá merecer atenção. No entanto, a Polícia Civil só age se devidamente acionada. Se ninguém denunciar, disse, pouco ou nada podemos fazer. Com a palavra as pessoas que querem Agudo em paz e harmonia.
**
De parte da BM, não tenho tido contato com o Capitão Noé. Todavia, é perceptível a presença ostensiva da polícia militar, ainda melhor agora com o reforço de novos policiais que assumiram durante este ano. Agudo está melhor no quesito segurança... e é preciso!
********
UM BRASILEIRO, DOIS BRASILEIROS, TRÊS BRASILEIROS ... – Recém iniciado, o censo já permite ao IBGE concluir que o padrão familiar mudou no Brasil e mudará o Brasil. Segundo declarou o Presidente do IBGE, Eduardo Nunes (ag. Reuters) não será necessário chegar a 31 de outubro para afirmar que o número médio de moradores por domicílio já está diminuindo de 4 moradores por domicílio em 2000, para algo em torno de 3,2 neste ano. Esta constatação demonstra que a população do país está envelhecendo e que o crescimento é quase vegetativo, o que deverá apresentar considerável reflexo no orçamento dos 5.565 municípios do Brasil, pois o Tribunal de Contas da União – órgão que receberá as informações totalizadas pelo órgão de pesquisa, definirá novos parâmetros de distribuição dos recursos federais.
**
A previdência também será afetada. Esperemos. Sim, digo esperemos, pois todos poderemos sentir os reflexos de mais uma reforma previdenciária, que terá seu desencadeamento apurado, caso a tendência do comportamento etário e de ocupação da população brasileira se confirme nos patamares que o censo está mostrando.
*******
UMA HOMENAGEM DE FOGO – A Chama Crioula da Semana Farroupilha deverá ser acesa junto à obra de construção da nova ponte sobre o Rio Jacuí, na ERS-348, em Cerro Chato. Será uma forma de homenagear as cinco vítimas da tragédia de janeiro. Uma pungente homenagem... de tirar o chapéu, literalmente.
*******
O DECANO DA DIOCESE – A Diocese de Santa Maria, à qual Agudo pertenceu até 1993, completou cem anos no domingo. O decano de seu clero é o agudense Padre Nélson Friedrich, de 91 anos. Empossado como Pároco de Jaguari em 1957 de lá nunca mais saiu, mesmo depois de passar ao missão paroquial à seu sucessor, em 2005. Nascido em Rincão do Pinhal, o Pe. Friedrich esteve em Agudo em agosto de 1996, quando presidiu a Missa de São Bonifácio, com muita emoção e alegria. Que Deus o acompanhe e lhe dê saúde e energia para, quem sabe, voltar ao pago natal mais uma vez. O convite poderá ser feito.
*******
A PONTE – Estamos, hoje, 223 dias sem a ponte na RSC-287.
********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!