quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Coluna pubicada no jornal Correio Agudense - Edição de 04AGO2010

UM AGUDENSE, DOIS AGUDENSES, TRÊS AGUDENSES ... – Começou o Censo Demográfico 2010, do IBGE. Seremos todos contados. Um país que conhece a si mesmo só tem a ganhar, diz o IBGE em notícia divulgada na segunda-feira. O Brasil está mais escolarizado; o mundo digital é uma realidade para cada vez mais brasileiros; a população está envelhecendo, vivendo melhor e ganhando mais; a estrutura familiar está mudada e a mulher está ainda mais inserida no mercado de trabalho. Estas constatações são latentes, esperando a confirmação que virá da resposta aos questionários aplicados pelos 191.972 recenseadores treinados para a tarefa, que deverá estar concluída em 31 de outubro.
**
Qual será o retrato de Agudo a partir do censo? Qual terá sido o impacto do êxodo rural na última década? A população rural será, ainda, majoritária em quanto? E, dentre os moradores do interior, qual será o contingente de gente que tem atividades diversas da agrícola, como, no caso, comércio, indústria, serviços; e os que apenas moram no interior? Somando, esta população chegará a 5% da população rural? Como se deve computar estas pessoas – são rurais por domicílio, mas sua atividade não é ligada à terra. Como será a composição etária dos agudenses? Também aqui há mais mulheres do que homens? Noves fora, teremos mais habitantes do que Restinga Sêca, com quem rivalizamos pelo número de almas – ora eles estão à frente, ora a estatística aponta mais agudenses do que conterrâneos de Iberê Camargo.
**
O resultado do censo é esperado, também, pela fazenda municipal, pois a composição do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, leva em conta este dado. Agudo já sentiu o reflexo disto em 2008. Naquele ano a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontou redução da população, com o que houve o rebaixamento do índice. A diminuição foi menos sentida no orçamento pois houveram aportes de recursos alavancados em Brasília. No curso natural da receita municipal, Agudo teria se ressentido, sim. Torçamos pois, que nossa população tenha crescido, e que tenham melhorado, também, os índices de escolaridade, a renda per capita, a infraestrutura urbana e rural e que os domicílios estejam mais bem equipados quanto a qualidade da habitação e abastecimento básico. Tudo isto resulta em qualidade de vida. E.. qualidade de vida trás felicidade! Queremos ser agudenses e felizes, estou certo?
**
Se o IBGE disponibilizar dados por região dos municípios, os agudenses poderão, finalmente, tirar a teima sobre a disposição da população em seu território, seus fluxos de migração interna e o crescimento desta nas diversas regiões. Tenho peculiar expectativa sobre o comportamento do gráfico da população do Sul de Agudo, uma vez que lá está projetado um majestoso investimento em educação, com a construção do novo complexo da escola Alberto Pasqualini, em Rincão do Pinhal. Por estar localizada bem próxima à uma escola estadual que mantém ensino básico completo, e às custas do tesouro do Estado, este investimento estará plenamente justificado se a população naquela região indicar crescimento presente e projeção futura maior ainda. No Conselho Municipal de Educação, já mais de uma vez abordei este tema. Veremos agora.
*******
O SEMINÁRIO FICA – Esta decidido. A Província Franciscana do Rio Grande do Sul, dos freis da Ordem Franciscana Menor, vai manter sua propriedade no Canto Católico, aqui em Agudo. O Seminário, que integra a paisagem daquele bucólico recanto, será reativado, agora como residência e centro de retiro da equipe missionária franciscana. Depois de temporada de trabalho Brasil afora, os freis missionários se recolherão ao Canto Católico para reposição das energias e renovação. É uma boníssima notícia para Agudo. O lugar já aguçava a curiosidade e a ganância, o Frei João Ignácio Müller, Ministro Provincial, que o diga. O Seminário fica, como referência de um tempo que existiu, e que deve ficar vivo na memória.
*******
A PONTE – Estamos, hoje, 209 dias sem a ponte na RSC-287.
********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!