quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Coluna 39 - Publicada no Jornal Correio Agudense - Edição de 27OUT2010

Não há mais, em Agudo, lugar para ufanismo irrefletido
Agudo – nº 39 – 27OUT2010
FESTA DO MORANGO E DA CUCA! Aconteceu a 13ª edição da apetitosa festa. Já que impliquei com o nome da Ein Volksfest in Agudo (aliás, estou devendo este debate), vou meter o bedelho no nome da festa deste final de semana também. Só para manter a forma. Há quem afirme ser da estética literária ou gramatical que, havendo dois substantivos de gêneros diferentes, o feminino deve preceder. E, concordo, fica mais palatável (já que a festa é de produtos de comer) ao ouvido e mais fácil de pronunciar: Festa da Cuca e do Morango! Feito. Oh, pessoal da organização, mudem este nome, fica mais bonito, soa melhor e enrola menos a língua.
**
Além de mais bonito fica mais justo, citar a cuca antes, pois que cuca nossas Urgrossmutters (bisavós e trisavós) já faziam. É, portanto, um produto com tradição; sua massa e recheios impregnaram aventais de muitas gerações, que se esmeraram para bem fazer este confeito, base na mesa de café de aniversários, casamentos e festas de igreja. Já o morango, embora dele houvessem canteiros nas hortas, não merecia distinção. Está bem, concordo que o morango agrega valor à economia, mais do que a cuca. Mas taco a taco, as cucas nos projetam mais na memória coletiva. Lembrou Agudo, lembrou das cucas de Agudo. Quantas vezes, ao nos identificarmos como agudenses somos interpelados: e não trouxeste nenhuma cuca? E tem mais: nesta festa, as cucas são todas made in Agudo. Já os morangos?
**
Pergunto: por que não se faz concurso de fazer e de comer cuca?
**
Sendo uma vocação desta terra fazer festa, quem delas cuida deve atentar para o crescimento dos eventos e deve zelar para que o incremento quantitativo seja acompanhado do cuidado com o qualitativo. Não há mais, em Agudo, lugar para ufanismo irrefletido.
********
UMA PERGUNTA – Tenho gosto por ler entrevistas com pessoas e personalidades. Tem cada pergunta... e cada resposta... que ajudam a entender como funcionam as coisas. À pergunta “Como vai a cultura em sua cidade(?) uma peça rara respondeu: Vai muito bem, se planta, arroz, soja, fumo, feijão e hortas. Mas não é de chacota que me ocupo. Em uma das entrevistas lidas recentemente constou uma pergunta que me pôs a pensar. Sério que achei difícil responder. Depois de discorrer currículo, citar pessoas, gostos, preferências, dizer o que faria se fosse Deus por um dia, deu de cara com a fatídica, que traduzindo para nós aqui repasso: O QUE SÓ AGUDO TEM?
********
MÉRITO, RESPONSABILIDADE E DISTINÇÃO – Aplaudo com entusiasmo a eleição do agudense Nestor Paulo Friedrich, Pastor da IECLB, como Pastor Presidente da estimada Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. A responsabilidade do cargo é fardo leve para a capacidade intelectual, a afabilidade, o senso de organização e a sabedoria baseada na vida e no evangelho do Reverendo Nestor Paulo, filho da querida Helmira e do inesquecível balconista ex-Vereador Lebrecht Téo (Bubi) Friedrich. Pode estar sendo este o mais elevado cargo na hierarquia de uma estrutura organizada, ocupado por um agudense. Que Deus lhe abençoe e lhe inspire neste caminho! Calce as sandálias e siga a luz guia que é Cristo!
********
OUTUBRO ROSA – O Brasil está cuidando melhor de suas mulheres. O Outubro Rosa é tempo referencial para as políticas e ações de prevenção do câncer de mama. Em Agudo, sábado, dia 30, de tarde, a Escola Professor Willy Roos pretende encher a praça da Emancipação, caminhar pela Concórdia e encerrar no Auditório João Gerdau, do ICBAA, a programação de conscientização para esta doença que, em muitos casos mutila o corpo, derruba a auto-estima e, no extremo, mata a santa criatura de Deus.
**
A maternidade é bênção e dom que encanta. No agito da Festa do Morango e da Cuca, 22h00, uma jovem mãe, com a naturalidade que só a condição de mãe lhe dá, atendeu ao apelo do filhote de 26 meses, que, de pé, sorveu o néctar que lhe dá vigor e amor. Esta mãe, penso, tem reduzida probabilidade de contrair a maldita neoplasia que motiva o Outubro Rosa.
********
KLAVIERKONZERT IN ICBAA – Em 07 de novembro, depois da Boate do Ridículo, um oásis de som acionado em teclas de ébano e marfim farão bela a noite no Concerto de Piano promovido pelo ICBAA, no Auditório JG. Será às 21h00. Ainda restam convites.
********
A PONTE – Estamos, hoje, 295 dias sem a ponte da RST-287, entre Agudo e Restinga Sêca.
********
Paz e Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!