quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Coluna 40 - Publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 04NOV2010

Já tem um sim na praça para atravessar o Largo Aldo Berger

… E AS URNAS FALARAM – Registrar a eleição presidencial de 2010 é importante para a cronologia de publicações contínuas como é uma coluna semanal. Nesta percepção apresento a vitória de Dilma Rousseff na eleição para a Presidência da República, dia 31 de outubro passado. Favorita desde o primeiro momento, Dilma teve capacidade de manter imaculada sua imagem ao longo de toda campanha. Ganhou a eleição alavancada por fatores que não estão diretamente ligados à si própria nem à suas propostas. Foi fundamental o carisma de quem sucederá – Lula, os minuciosos processos de pesquisa eleitoral e um partido.
**
Lula transferiu para Dilma todos os méritos de seu governo, sua popularidade, seu carisma pessoal, a aprovação de sua última gestão, a boa maré da economia brasileira que seu governo comandou, a inclusão no mercado de consumo de milhões de patrícios. Também a declarada e aberta campanha que, como Presidente da República, fez em favor de sua escolhida. Enfim, todos os ventos sopraram à favor.
**
As pesquisas foram o termômetro dos indecisos. Apontaram, desde sempre, a aceitação ascendente da candidata Dilma. Nesta constatação muitos brasileiros que não querem perder voto – e estes se contam aos milhões – se decidiram por votar em quem virtualmente ganharia.
**
O partido que cooperou com Dilma não foi o PT, grei que ela escolheu há tão somente 10 anos. Sem dúvida, o Partido dos Trabalhadores é o suporte e o organismo político por onde transita o pensamento ideológico do governo que Dilma fará. Mas a escolha do PMDB para vice foi providencial e decisiva. Em muitos rincões do país onde o PT é tímido ou sequer está ativo, peemedebistas se encarregaram de empunhar sua bandeira.
**
Dilma Rousseff ganhou os brasileiros todos com seu pronunciamento da noite de domingo. Focado, sem firulas de linguagem e sem pirotecnia populista, Dilma – ou Ilma, como meu pai insiste em chamá-la, inspirou confiança e conhecimento da missão que terá pela frente. Aos que nela haviam votado, confirmou quem queriam ver eleito; aos que não lhe tributaram a urna inspirou uma sadia percepção de que o Brasil falará, nos próximos quatro anos, por alguém preparado para o poder. Ganhou a todos.
**
Eu vi Dilma Rousseff em 1999, em Agudo. Convidado pelo então Presidente da Câmara, Ver. Beto Müller, acompanhei solenidade ligada à UHE Dona Francisca. Intrometido com os convidados para o acontecimento, acompanhei seu discurso bem de perto. Voz incisiva, olhar convicto e palavras de quem conhecia o assunto. Poderia alguém que a ouviu em Nova Boêmia, Agudo, há onze anos, dizer que ela viria a subir a Rampa do Planalto com a faixa Verde-Amarela? Sequer ela imaginava.
********
DIÁLOGO DE CALÇADA – Dois ex-dirigentes de partido de Agudo se encontraram em uma das esquinas da Concórdia e travaram o seguinte diálogo – Pergunta: Disputarás a Prefeitura em 2012? Resposta: sim! Esta inesperada e convicta assertiva desarticulou o ex-dirigente e ainda militante. Portanto, já tem um sim na praça para atravessar o Largo Aldo Berger como mandatário, em janeiro de 2013.
********
KLAVIERKONZERT IN ICBAA – Será domingo o Klavierkonzert in ICBAA. O Instituto Cultural Brasileiro Alemão de Agudo espera o apoio da comunidade para esta proposta de cultura e arte. Será às 21h00. Ainda restam convites.
********
A PONTE – Estamos, hoje, 302 dias sem a ponte da RST-287, entre Agudo e Restinga Sêca.
********
Paz e Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!