quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Coluna 43 - Publicada no Jornal Correio Agudense - Edição de 24NOV2010

Dobra-se esquinas sem sinalizar; poucos motoristas e pedestres observam as fixas de segurança

VERÃO E SEGURANÇA – O trânsito é, também, uma questão de segurança pública. Os claros, quentes e longos dias de primavera/verão induzem ao aumento da velocidade em todas as vias e meios. Os motoristas aceleram; os pedestres, esbaforidos, apuram o passo na busca do abrigo de uma sobra. Observa-se, principalmente nas vias urbanas, que regras básicas de bom senso e o cumprimento da legislação vigente são neglicenciados sem cerimônia. Dobra-se esquinas sem sinalizar, poucos motoristas – e também poucos pedestres – observam as faixas de segurança, onde estas existem e são visíveis. As ultrapassagens são feitas com requinte de exibição; as curvas parecem retas. Tudo concorre para situações de risco e acidentes.
**
O verão também é a estação em que a equação bebida/drogas + volante apresenta os resultados mais estúpidos. Morre-se e mata-se sob efeito de álcool ou chapado.
**
A sociedade pode mudar isto com mecanismos rígidos e educação, muita educação. Educando os usuários das pistas – sejam motoristas, tratoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres – teremos, em médio prazo, uma nova cultura e comportamento no trânsito.
*******
ESCUTA O RIO – “Escuta o rio, escuta o rio; Antes da sede derradeira, escuta o rio…(...) Antes da última fronteira, escuta o rio… (…) O rio foi condenado sem defesa, desamparado vai em agonia. O rio sempre ofertou o pão na mesa. Quem foi que fez jorrar tanta sangria? A mão que lhe feriu tinha certeza, por mais que se fizesse em demasia, Por mais que mais ferisse a terra nua, o rio que já foi Deus não morreria. “ Escuta o Rio, letra, música e interpretação dos irmãos Vinícius e Tuny Brum venceu a Tertúlia Nativista de Santa Maria. Acertaram em cheio. A musicalidade suave, quase introspectiva e a voz marcante, característica da cepa Brum, convenceu o juri que lhe concedeu o (cobiçado) Troféu Minuano. Se credencia a virar música-hino para quem rema nas causas ambientais, principalmente às ligadas aos mananciais de água.. Vai ser sucesso por muito tempo.
********
O MAGISTRADO COM OLHOS PARA O SOCIAL – O recém empossado Juiz titular da Comarca de Agudo, Tiago Tweedie Luiz, tem olhos para o social. Apoiado por seus auxiliares de gabinete e com a parceria do Ministério Público deseja dar um natal mais humano às crianças e adolescentes abrigados no Lar Transitório Amor-Perfeito. Para tanto buscará apoio na comunidade, convidando empresários, autoridades e cidadãos interessados a realizar o sonho de natal, expresso em bem redigidas cartas escritas por quase vinte meninas e meninos que lá moram. Na entrega fará a todos ver que o magistrado é muito gente, que se sensibiliza com o coração, o sentimento e o natural desejo de ganhar carinho e presente, inato a todas crianças e jovens, mas que para algumas é uma quimera. A Promotora Daniela tem o brilho dos olhos do filhote Pedro a inspirar; já o togado Tiago, que casou neste mês, não tendo ainda rebento, tem como referência o horizonte humano e a realidade, muitas vezes crua.
********
ADVENTO – João Batista pregou na região do Jordão: “Preparai os caminhos do Senhor, tornai retas suas veredas (…) E toda carne verá a salvação de Deus”, prenunciando a chegada do messias aguardado, o Cristo, Deus feito gente, divino e humano. A Igreja cristã renova sua liturgia para anunciar este nascimento. Nela a advertência João Batista é revivida no Advento. Os caminhos do Senhor devem ser preparados com mais amor, mais respeito, mais dignidade, mais justiça e mais fraternidade.
********
A PONTE – Estamos, hoje, 322 dias sem a ponte da RST-287, entre Agudo e Restinga Sêca.
********
Paz e Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!