quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Coluna 42 - Publicada no Jornal Correio Agudense - Edição de 17NOV2010

A sociedade toda deve cooperar, alinhando condutas que fazem bem e promovem a paz.

VERÃO E SEGURANÇA – Quem tem que cuidar da segurança pública? A sociedade e quem por ela é investido nas funções que o Estado criou com este propósito. O verão vem aí e é, por estatística, fator de aumento de atos lesivos ao sossego, ao patrimônio e à vida. Sinais já são percebidos em Agudo. Tiros trocados em propriedade particular ante iminente agressão patrimonial, um automóvel furtado de dentro do pátio, no centro da cidade, conflitos por causa do som alto na Praça da Emancipação. Não se precisa listar muito para perceber o que mais se pode esperar. Quais manchetes queremos para Agudo nesta estação? A responsabilidade maior é das polícias civil e militar, sem dúvida. E estas não fogem do compromisso. Todavia, a sociedade toda deve cooperar, alinhando condutas que fazem bem e promovem a paz. Evitar excessos de toda ordem, coibir e denunciar ilicitudes, alertar suspeitas, são atitudes que podem abortar crimes e contravenções que maculam nossa imagem e diminuem muito a qualidade de vida de quem aqui vive ou visita o Torrão Amigo.
**
A instalação de câmaras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade permitiria acompanhamento do fluxo de veículos e pessoas. Incomodaria, talvez, quem entende ser o Grosse Bruder – para manter a originalidade do estrangeirismo, mas em alemão – uma violação de privacidade, mas seria uma ferramenta capaz de fazer a polícia estar em mais de um lugar do mesmo tempo. Sei que já houveram diálogos para tal. No entanto a novidade ainda encontra resistências. No entanto virá... dia mais dia menos virá.
**
VERÃO – Ante a chegada de cada estação de calor se avolumam os alertas para o uso de protetor solar. Antes um produto da cosmética de praia, o creme que filtra os raios UVB, vem sendo componente necessário para quem trabalha à sol aberto. As empresas e o poder público deverão oferecer creme com fator FPS no kit de uso recomendado ou, até obrigatório por empregados e servidores. Nos balaios onde se leva o café para a roça (ainda se faz isto?), junto com café, pão, schimier e linguiça, deverá estar um pote com o produto. O comércio deve encontrar formas de despertar para o consumo de bloqueadores solares para criar o (salutar) hábito de consumo e uso. Nas promoções de venda de final de ano ele deve ser uma vedete. Tudo isto se justifica, em nome da saúde das pessoas. Não negligenciemos deste mínimo cuidado com nosso corpo.
********
PÓDIO – Assistindo a final do mundial de Vôlei, domingo, imaginei uma cena bem interessante. É agosto de 2016. Terminou a Olimpíada do Rio de Janeiro! O Brasil foi o quarto na classificação geral de medalhas, superado por Estados Unidos, Japão e China. Tudo deu certo, muito certo! A linha vermelha não foi tomada de assalto. Os locais de provas foram eficientes e em sua construção não houve superfaturamento; tudo, tudo muito bem. É sexta-feira, tardinha... 17h00. Um carro improvisado como Carro de Bombeiros, está na rótula da 287 com a Rodovia do Imigrante e nele um ouro olímpico nascido em Agudo! Na grande carreata, aplausos, show, pirotécnico, bozinaço. No Centro Desportivo Municipal cumprimentos, flashes, entrevistas, lágrimas de felicidade. Agudo tem, em seu panteão (cruzes, que palavra mais arcaica), um/a atleta ouro olímpico/a a inspirar uma geração inteira de jovens para o conceito men sana in corpore sano.
**
O Carro de Bombeiros já vi desfilar mais de uma vez, e aplaudi. Todos aplaudimos.
********
UMA HOMENAGEM JUSTA PARA UM ÍCONE- Em 2011 o Reverendo Pastor Richard Rudolf Brauer completaria cem anos. O centenário de nascimento do grande líder da Igreja evangélica de confissão luterana de Agudo será comemorado com a dimensão exata do homenageado. O Instituto Cultural Brasileiro Alemão de Agudo, entidade que o Pastor Brauer fez fundar e a quem dedicou muita energia e preces, obteve, da família, autorização para prestar-lhe o reconhecimento. Será em março. A data natalícia é 16. A programação será preparada com respeito e dignidade.
********
A PONTE – Estamos, hoje, 315 dias sem a ponte da RST-287, entre Agudo e Restinga Sêca.
********
Paz e Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!