quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Coluna publicada no jornal Corrreio Agudense - edição de 06OUT2010

ELEIÇÕES – As urnas eletrônicas desta eleição tiveram uma peculiaridade: foi a primeira vez que, em uma eleição para Presidente da República, Lula não foi candidato. Sim, em todas anteriores sua foto foi inserida no programa. Desta vez não. Imagino um hipotético diálogo entre os Bits da máquina: – Hei, Ebits, você viu os arquivos que nos mandaram processar? Faltou um. – Pois eu também percebi, ABits. Lembro que à cada quatro anos tínhamos que compor a foto de um candidato de barba, que à cada quatro anos ficava mais bonito, mas apessoado. Você lembra do sorriso tratado dele na última vez? – Sim, este mesmo. Aliás, ouvi que dele se dizia: Este é o cara! Será que desapareceu? A primeira vez que os votantes não puderam dar sinal verde à sua foto ou fazer desaparecer sua imagem com o laranja.
**
Quando ouvi o trililili da urna eletrônica pensei: fiz minha parte, dei meu voto para vocês, políticos. Apenas não lembrei da recomendação severa que o pai na Família Brasil – personagem de Luiz Fernando Veríssimo – proferiu: Vejam o que vocês vão fazer com ele!
**
Como é que foi? O novo sistema de abastecimento de água da Corsan em Agudo, a partir do Rio Jacuí foi conquista de... – eu ouvi! A ponte sobre o Rio Jacuí na RTS-287 foi viabilizada graças à intervenção de … – eu li! Isto foi propalado como incensação de candidaturas à Deputado Estadual. Menos, gente, menos. Sabe-se argumentos são arma de convencimento e isto é ainda mais assertivo na política. Todavia, estes devem ser verdadeiros, senão vira embuste e ilusão e maucaratismo.
**
Havia uma expectativa de que no RS haveria disputa em dois turnos e que Dilma Rousseff venceria a eleição para a Presidência já no primeiro tempo. Deu invertido. Tarso Genro, que concorria ao Piratini pela terceira vez, levantou a penca na primeira largada e Dilma dançará um mano a mano no dia 31, com Serra, no segundo tempo do jogo das urnas.
**
Retirados os penduricalhos, representados pelos candidatos ao Senado, à Câmara e às Assembleias e estando fora da disputa os demais candidatos ao Planalto, a campanha para o segundo turno deverá ser mais direta e objetiva. Dilma Rousseff e José Serra terão que convencer-nos com propostas e certezas. Não mais bastará sentar-se na vitrine do governo Lula e do Estado de São Paulo. É chegado o momento de dizer, de fato, como pretendem conduzir a nau Brasil no mar revolto e de águas instáveis na economia global – onde o livre comércio dita novas conduta ao mercado, das desigualdades, dos baixos índices educacionais, dos sofríveis avanços tecnológicos.
**
Na campanha para o segundo turno os brasileiros querem saber como os projetos de governo de cada um desenham o futuro de bem-estar e felicidade para todos. Como farão para assegurar o respeito aos direitos e a responsabilização pelos deveres de cada um para consigo, com a família, a comunidade e a humanidade? Como produzirão um Estado que seja um fato real de prosperidade e enquadramento no cenário das nações que conduzem o pensamento e a geração de riquezas no mundo.
**
Será necessário valer-se dos mais antigos para responder: como é que se termina com a Tiririca? Na roça, antigamente com enxadões que cavavam fundo, catando os tubérculos e as raízes e hoje (frut, frut) dê-lhe veneno. E na política? E no Congresso Nacional? Como é que se faz? Enéias, Clodovil, Tiririca... que elenco. E milhares, milhões de alguéns os votou! E eles votaram leis importantes. Com que base de conhecimento?
*******
O mês de outubro deve render para que a ponte da RST-287, que ruiu à 274 dias, fique pronta. Está prometido, todos pudemos ver. De minha parte, já me despedi da Deus do Jacuí no domingo, sem filas, sem atropelos.
********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!