domingo, 17 de outubro de 2010

Coluna N.º 37 - publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 13OUT2010

Agudo – nº 37 – 14OUT2010

12 de outubro será, também o Dia dos Aparecidos do Atacama

APARECIDOS DO ATACAMA – Trata-se de uma data coroada, o 12 de outubro. Tem-se que neste dia, em 1717, foi “pescada” a imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba. Para os 33 mineiros confinados, desde agosto, dentro de uma mina no Chile, para suas famílias, para o povo e o governo chilenos o 12 de outubro de 2010 será considerado, também, o dia dos Aparecidos do Atacama – nome do deserto onde se localiza a mina que ruiu. Aparecidos, pois que neste dia foi desencadeada a operação de resgate, fazendo os mineiros aparecerem das entranhas da terra, pescados de volta. O mundo todo acompanhou com tensa expectativa, torcendo pelo sucesso da espetacular e perita manobra técnica. Aplausos para as mentes que conceberam e os braços que trabalharam neste heroico ato.

*******
A PROLE DE TRÊS GERAÇÕES – O censo do IBGE vai refletir como realidade populacional principalmente nas regiões onde houve colonização europeia, no século XIX, a situação cujo relato testemunhei, em evento recente, em Agudo. Na ocasião dois líderes, um de Agudo e outro de São João do Polêsine trocavam amenidades e perceberam a seguinte coincidência: o avô paterno de ambos teve 15 filhos, dentre estes o respectivo pai de cada; este teve sete filhos, dentre os quais os interlocutores. Desta geração a maior prole é de três descendentes. Quinze – sete – , três. Uma regressão quase geométrica. Ah, eles não são irmãos, sequer parentes.
**
Certamente se deve a este fator a percepção de que há cada vez mais propriedades rurais taperas ou sub-aproveitadas.
********
O que você fez às 10h10min do dia 10/10/10? Somando 10h10min de 10/10/2010 teremos 7 – o número da perfeição, diz a Bíblia. Teremos estas coincidências apenas nos próximos dois anos, depois não mais.
********
SÃO FRANCISCO – Outubro é o mês de São Francisco, patrono da Ecologia. Referência da busca da Paz e do Bem, São Francisco é fonte d'onde se abastecem os que buscam humildade e benquerença universal. Perenizada no Mirante da Cascata Raddatz, uma estrofe da prece Louvores das Criaturas é um convite a reflexão sobre a generosidade da natureza para conosco: “Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é mui útil e humilde e preciosa e casta.”“Gelobt seist du, mein Herr, durch Schwester Wasser, gar nützlich ist es und demütig und kostbar und keusch.”
*******
Dai-nos a bênção, oh mãe querida, Nossa Senhora Aparecida!
*******
Escrevi errado o nome da balsa (ou barca para os mais atávicos) que faz a travessia do Rio Jacuí, entre Agudo e Restinga Sêca, na ausência da ponte que caiu há 282 dias. O correto é Deusa do Jacuí. Corrigi apenas para resgatar o correto. A propósito: muita gente ainda se lembra da barca – sim, barca mesmo – que fazia esta travessia antes de existir a ponte? Era de propriedade da família Hineraski, não?! Eu lembro de poucas cenas – tinha três anos à época, mas lembro. Diz-se que o barqueiro reclamava cada vez que conduzia um veículo “chapa branca”. Explico: chapa branca eram viaturas públicas, isentas do pagamento. Em sua contabilidade, carro público era prejuízo no bolso.
********
Já estão à venda os ingressos para o recital de piano Klavierkonzert in ICBAA, do dia 07 de novembro, às 20h00, no ICBAA. O valor é de R$ 8,00.
********
Paz e Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!