terça-feira, 29 de junho de 2010

COLUNA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO AGUDENSE - EDIÇÃO DE 02JUN2010

O TEXTO DESCREVE, A FOTOGRAFIA MOSTRA – Quando fui convidado pelo Correio Agudense para escrever na página 2, o Sérgio disse da liberdade de abordagem, sugerindo, inclusive, a inclusão de foto. Esta proposição enquanto me aguçou a sensibilidade fez-me pensar sobre qual deveria ser a primeira foto publicada, em substituição de boas linhas de texto? Ei-la nesta edição.
**
A cena não é inédita, sequer o flagrante é raro, mas é muito significativa. Em um tempo em que há mais relógio que religião (roubei a frase de Machado de Assis – Esaú e Jacó – 1904) a foto de prelados de três Igrejas cristãs importantes em Agudo tem envergadura para ser a foto inaugural.



O que vemos é mais do parece ser. Observemos: o Pastor Henrique Scherer, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana da sede, o Pastor Edson Datsch, da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil de Agudo e o Frei João Germano Sulzbach, Pároco dos Católicos sãobonifacianos, em seus paramentos, no altar da Matriz de São Bonifácio, juntos à Bíblia (a Palavra ou o verbo de Deus), pela vela do círio (Deus luz ou Deus Espírito) e adornados por flores (Deus natureza ou Deus que tece a vida). Ainda na cena uma Cruz feita de taquara que há cinco anos sinaliza, para nós agudenses, estarem as igrejas reunidas, e um lenho com Jesus crucificado – o sinal inquietante da cristandade. É uma simples foto? Claro que não. Ela mostra um tempo particular da caminhada missionária destas Igrejas, sob a liderança espiritual destes pastores e padre a quem admiramos, e que procuram mostrar a todos a face de Cristo, iluminados pela palavra e pelo espírito.
**
Reunidos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrada de 26 a 28 de maio, nas Igrejas Católica, Luterana e Congregacional, os fiéis foram lembrados que somos um só corpo e um só espírito, assim como somos chamados a uma só e esperança. De fato, é esta a expressão de batizados. A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ganhou dimensão em Agudo por incentivo do Pastor Scherer, desde sua chegada à Agudo em 2005, tendo a primeira edição sido rezada em 2006.
**
O Tema deste ano foi a expressão do Evangelho de Lucas [vocês são testemunhas destas coisas (24. 48)]. Somos, sim testemunhas de que o diálogo ecumênico é frutífero e fluente. E, nesta fluência, nós leigos podemos dizer aos nossos líderes religiosos que somos, também, testemunhas da derrocada dos padrões morais e éticos, e lhes pedir: salvem nossas famílias! Salvem nossos jovens! Façam os adultos despertarem e assumirem o papel de sua condição de pai, de mãe, de autoridade, de trabalhador, enfim, cumprir seu dever em conformidade com os talentos com que Deus presenteou a cada um e inspirado no amor, na justiça e na caridade.
********
Mais conteúdo sobre este acontecimento pode ser conferido no excelente portal da Igreja Congregacional – www.jesus10.com.br. Aliás, parabéns Pastor Edson, pela iniciativa e qualidade!
********
A PONTE – Estamos, hoje, 148 dias sem a ponte na RSC-287.
********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!