terça-feira, 29 de junho de 2010

COLUNA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO AGUDENSE - EDIÇÃO DE 09JUN2010

COPA DO MUNDO – A partir desta semana as atenções estarão centradas na Copa do Mundo de futebol, da Fifa. Enquanto evento chama a atenção o fato de ser a primeira a ser jogada em campos africanos. Evidentemente toda a estrutura está testada e dimensionada para a magnitude do acontecimento. Se temores existem de que algo possa dar errado estes são fruto do desconhecimento que temos sobre a capacidade de organização do governo e do povo da Africa do Sul. É bom que não confundamos o país sede da copa, a Africa do Sul, com o continente, quase homônimo, a África. Enquanto aquela nação tem desenvolvimento comparável às nações mais influentes do cenário, outros recantos do continente africanos são de cultura e organização tribais, sem condições para, e até sem interesse de, organizar um acontecimento mundial.
**
Diz um pouco da África do Sul o fato de ter sido naquele país que o médico Christian Barnard, realizou o primeiro transplante de coração, em dezembro de 1967, quando vigia o constrangedor regime de segregação racial, o apartheid. Faço esta observação apenas para registrar que o país da copa de 2010 não foi uma escolha arriscada. A Fifa sabia em que solo faria a bola rolar e onde forraria os cofres de dólares.
**
Uma das características deste mundial e que não estará entre as quatro linhas do gramado, será a torcida, que deverá ser a mais a mais barulhenta e agitada já vista em eventos de massa. O mundo parecerá, nos 90 minutos de um jogo, um grande enxame de abelhas, tal a zoeira das cornetas sopradas à plenos pulmões pelos alegres africanos. A muitos deles pouco importa o futebol – este sequer é o esporte da preferência nacional – o que eles querem é dançar, agitar e “cornetear”.
**
Vamos torcer pelo Brasil de Dunga. Lúcio, Nilmar, Kaká & Cia? Ora, e como! Somos nação verde e amarela por inteiro e querendo trazer o hexa campeonato à qualquer preço. Somos favoritos? Melhor seria se este rótulo não etiquetasse nossa seleção, o que é impossível, uma vez que o Brasil, por sua tradição e sendo a única seleção presente em todas as copas, é sempre apontado como possível e virtual campeão. Dunga conseguiu, ao que parece, isolar este favoritismo e neutralizar as influências e interesses no vestiário e na concentração dos jogadores; isto é muito positivo e pode decidir em favor do grupo canarinho.
**
Como é difícil falar em copa sem espiar os hermanos argentinos, eis uma decisão do Ministro da Educação daquele país: dada a excelente performance Messi e companheiros, o educador autorizou a transmissão dos jogos, ao vivo, nas salas de aula das escolas de toda a Argentina. Justificou a medida por considerar que um jogo de futebol pode trazer um grande aprendizado para os jovens. Tudo bem, mas e se o técnico Maradona empacar e passar a imprecar palavrões, haverá chapéus suficientes para tapar a tela da TV?
******
RIVERA – No feriado de Corpus Christi visitei, com minha família, o obelisco da divisa internacional Livramento/Rivera. . Como milhares de brasileiros, fui com o propósito de tirar foto deste monumento e, também, praticar comércio internacional. Fiquei positivamente impressionado com a presteza e cordialidade do atendimento e a gama de produtos. Como pouco conhecia não me atrevi muito, dando à visita um caráter quase turístico. Ao estacionar já avistamos um ônibus Sobral, que conduzia um grupo de alegres mulheres agudenses, que usaram a legítima licenciosidade de importar mercadorias até 300 dólares. Aterrissando no core-corre, enfrentei, sem problemas, o guichê da Receita Federal para regularizar o que excedeu a cota permitida; também ali desmentiu-se a fama de truculência e mau humor dos agentes tributários. Foi uma bela experiência; otimizada pela pedagogia de não ferir princípios de licitude desta grande praça de comércio. Boas rodovias – sem pedágio(!), boa estrutura e a belíssima paisagem de nossa encantadora fronteira. Valeu a pena.
********
A PONTE – Estamos, hoje, 155 dias sem a ponte na RSC-287.
********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!