terça-feira, 29 de junho de 2010

COLUNA PUBLICADA NO JORNAL CORRREIO AGUDENSE - EDIÇÃO DE 23JUN2010

TRÂNSITO – O trânsito continua ceifando vidas, deixando vazios e angústia. A Curva do Cotovelo também. Escrevo esta coluna na noite de domingo. Posso crer que até hoje, quarta, tenha havido repercussão sobre o fato de três acidentes terem acontecido em menos de 12 horas, entre sábado e domingo, na fatídica pista, em Várzea do Agudo. Muito poderia escrever sobre ista pista. No entanto, prefiro apenas mencionar as medidas prometidas, à partir de um documento da Câmara Municipal. Até agora, nada. Quantos ainda deverão sofrer? A tragédia chega a ser surreal. Domingo, querendo almoçar com a família, em Lajeado, o motorista de um caminhão evitou a espera na balsa, mas foi traído pela distração naquela curva. Aparentemente ileso, conversou com quem o socorreu. De repente caiu e, em poucos minutos, estava morto, diante de todos, que estupefatos, ficaram sem saber o que fazer. Chocante. Quantos mais haverão?
********
ENCONTRO HERMES – Domingo, dia 27, os descendentes de Peter Hermes se encontrarão em Agudo. Será um destes momentos mágicos que farão viva história da Colônia Santo Ângelo. Fará muito bem para Agudo acolher descendentes do corajoso prócer desbravador, que comemorarão os 125 anos de sua chegada ao Brasil, para onde veio, com 41 anos de idade, munido de coragem, fé e vontade. Ele sabia do compromisso que representava a mudança para a terra onde, para ele, vertia leite e mel; falhar não podia, pois veio com sua segunda esposa, Elisabeth (39 anos) e seis de seus sete filhos.
**
A data da chegada na Colônia Santo Ângelo é 18 de julho de 1885. Porém, como em Agudo Julho é muito intenso em festividades, optaram os organizadores por comemorar a data de sua efetiva imigração, o que ocorreu, no Rio de Janeiro, em 25 de junho.
**
Organizado, com singular empenho pelos descendentes Losita Hermes Mahl – a idealizadora e principal motivadora, Leomar Jacob, Nílvio, Clair, Pedro (um garoto a serviço da história), e muitos outros (como é perigoso citar alguns e esquecer outros), o Encontro dos descendentes de Peter Hermes diz respeito a praticamente todos os Hermes que moram em Agudo e região, e a suas descendências que hoje pisam o mesmo solo e miram a mesma paisagem que inspirou o patriarca Hermes a envidar sua vida na morada que virou referência informal de novos imigrantes. Fixou morada em Linha Teutônia, à margem da estrada que sobre à Leste, próximo à ponte sobre o arroio próximo ao CTG.
**
Tetraneto do imigrante festejado e que está enterrado no Cemitério do Canto Católico, sou trineto de Jacob, filho de Peter, que tinha nove meses quando atravessou o Atlântico; este, por sua vez, pai de Gerda Elisabeth, minha avó, mãe de minha mãe, Elma Maria – todos lembrados in memoriam. Terei, portanto, a mesma sensação de outros grupos familiares, cujos encontros fui convidado a motivar. Naqueles sintetizei o sentimento do dia na seguinte expressão, válida, também para os Hermes, neste domingo: “Reconhecer-nos nós nos vamos hoje! Gostar-nos, nós já nos gostamos de há muito!” “Uns inenader kennen, das hat heute sein tag. Aber gern haben wir uns schon immer gehat!”
*******
É BOM SABÊ-LA DE VOLTA – A família, os amigos, os muitos pupilos dançarinos e a cultura agudense saúdam a marcha da recuperação da saúde da estimada Professora e Cidadã Agudense, Hildegard Vegner Roos. Polivalente como todos sabemos e como sempre a vimos atuar, Dona Hildegard é uma estimada referência cultural; uma comunidade que tem um personagem de tal raridade, deve zelar para que esteja sempre bem. A vontade de fazer, o senso do dever a cumprir foram levados ao extremo e o organismo, extenuado, lhe deu sensível recado: cuide de seus limites. Seu Carlos – o negócio agora é com você! Kochen mit wenig salz und so veiter... (cozinhar com pouco sal, e assim por diante). É... mas é por pouco tempo. Em seguida haveremos de vê-la de novo nas ruas da cidade, e nos palcos. O ICBAA precisa muito da senhora, mas... sem pressa e sem pressão.
*******
A PONTE – Estamos, hoje, 167 dias sem a ponte na RSC-287.
********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!