sábado, 7 de julho de 2012

Coluna 125 - publicada no jornal Correio Agudense - edição de 4JUL2012


Sua Majestade o eleitor (...) em seu íntimo juízo de valores e expectativas definirá quem subirá o passo municipal e quem ficará na calçada, quem sabe aguardando a vez.

ELEIÇÕES – “Até parece que as eleições são no sábado” ouvia-se na semana passada em meio à sucessão de fatos, boatos, consultas, visitas, reuniões, afagos, elogios, reticências. Quem estava dentro do picadeiro perdeu peso, fez olheiras, dormiu menos, comeu mais; em resumo, desregulou o metabolismo orgânico e emocional.

**

Os chegados mais tarde nem sabiam do que se tratava e custavam a interpretar o que as entrelinhas diziam vigorar no momento exato e algumas horas depois já não mais.

**

Esta dinâmica política não foi privilégio do Torrão Amigo. É de se crer que na maioria dos mais de cinco mil municípios brasileiros o mês de junho teve o ritmo de um mesmo diapasão: as articulações e as negociações políticas, com tudo o que aquece e implica os bastidores e o tão pouco que é dado à opinião pública.

**

No sábado, dia 30, as chaminés começaram a fazer fumaça branca: habemus candidato(!) proclamou-se com ar de vitória e com incontida vontade de anunciar – habemus Prefeito!

**

Quem são e d’onde vêm os candidatos à Prefeito e vice de Agudo? A capa desta edição do CA estampou (penso) em foto posada de propósito, as duas duplas que querem dizer sim, não, talvez,  nos próximos quatro anos, administrando um orçamento que exige cuidados mas que dá fôlego à ações efetivas. Seguindo uma orientação mais ou menos lógica na política, os quatro são ou já foram vereadores. Rui Valdir Milbradt (PP), 42 anos (31MAR) e Valério Vili Trebien (PMDB), 44 anos (29DEZ) – ambos vereadores desta legislatura – querem, concorrem a Prefeito; Lauro Reinoldo Reetz (DEM), 72 anos (10JUN) e Moisés Carlos Kilian (PMDB), 51 anos (18JUL) o primeiro Vereador e duas vezes Prefeito e o segundo Vereador de 3 legislaturas são os candidatos a vice.

**

Em alguns dias Agudo conhecerá as propostas que fizeram os partidos e coligações acreditar que estes cidadãos têm dotes políticos ou de gestão para governar. Uma proposta anuncia um “Agudo Transparente”; a outra diz que “Agudo pode ainda mais”.  Sua Majestade o eleitor assistirá, de seu trono, o desfilar de argumentos e, em seu íntimo juízo de valores e expectativas definirá quem subirá o passo municipal e quem ficará na calçada, quem sabe aguardando a vez.

************

ICBAA – Faltou espaço nesta coluna para listar as boas notícias que o ICBAA tem para anunciar. Menciono apenas que três (ou até quatro) eventos estão inscritos na Volksfest deste ano. Dias 23, 25, 28 e 29 de julho. Na semana que vem dedico a coluna inteira a divulgar o que de bom e belo acontecerá de julho até novembro, por iniciativa do Instituto Cultural Brasileiro Alemão de Agudo – ICBAA e parceiros.

**********

Li, ouvi ou vi...

Li no Jornal do Comércio de segunda-feira (coluna do Fernando Albrecht) ser politicamente correto chamar quem é pobre e está endividado de “pessoa com hipo-suficiência econômica”. Bem, se o gerente do banco ou outro credor se contentarem com a erudição do conceito de quem está ferrado financeiramente, tudo bem. Do contrário o pobre e endividado tem mais é que “laborar” do sol nascente ao poente, para fazer juz ao estipêndio que lhe oportunizará repassar ao confiante as cédulas emitidas pela Casa da Moeda em quantum suficiente para solver a pendência em caráter definitivo. Traduzindo: tem que suar de sol a sol, arranjar a grana para pagar as contas e pronto!

Vi uma emocionante homenagem ao professor Elgo Vilson Pfeifer, lá na escola que teve dele dedicação e amorosa entrega por muitos anos – a D. Érico Ferrari! O Elgo Vilson mereceu ser patrono da legítima instância de representação daqueles a quem se dedicou de coração – o Grêmio Estudantil, que passa a ter o seu nome. O pastor Varno Senger sintetizou o sentimento que unia a todos dizendo: como é bom sentir saudade, pois saudade só se sente de quem fez diferença em nossas vidas! Dona Dila, parabéns por ele!

**********

De olhos bem abertos e ouvidos bem atentos, serei, como cidadão, guardião do que quero para minha comunidade! Façamos juntos esta vigília. Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!