quarta-feira, 6 de abril de 2011

Coluna 62 - publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 5ABR2011


O ungido nas urnas, que no Ano Novo de 2013 atravessará o Largo Aldo Berger rumo ao Paço Municipal de Agudo já está entre nós
 


ELE ESTÁ EM AGUDO! O que?! Ele já está aí? Mas quem é? Vejam bem, afirmo que ele já está em Agudo, que não descerá por uma faixo de luz de dentro de um disco voador, nem chegará à nado da montante ou trazido pela correnteza da jusante do Rio Jacuí. O ungido nas urnas, que no Ano Novo de 2013 atravessará o Largo Aldo Berger rumo ao Paço Municipal de Agudo já está entre nós. Esta afirmação lançada no acalorado debate sobre as coisas, as gentes, os sonhos, as virtudes e as mazelas do Torrão Amigo, em saborosa mesa e melhor ainda companhia de casais amigos, na noite de sábado, causou alvoroço, logo aplacado pela constatação de que o dito era absolutamente óbvio – o Prefeito do próximo governo de Agudo já está aqui. E os Vereadores que assentarão no Plenário Vox Populi também – só não sabemos ainda quanto serão, se nove ou onze.
**
Foi necessário dizer isto para acordar o pessoal que estava viajando na imaginação, idealizando um governante com todas as matizes da perfeição. Olha, dependendo da expectativa e da lente de olhar de cada pessoa ele poderá ser sim um prefeito perfeito, e já está entre nós.
**
Bem, se ele já está aqui, se ele já fala ou cala sobre as coisas daqui, se ele já trabalha ou não para o crescimento desta terra, se ele é adepto ao monólogo ou ao diálogo, é preciso descobrir quem será. Aberta a bolsa de apostas consistentes argumentos à favor – e contra – os então possíveis cotados foram colocados à mesa, junto com a gelatina com creme, a sobremesa servida para diminuir o pecado da gula. E eram tantos os argumentos e foi tamanha a gula.
**
De um momento para outro virtudes e defeitos foram desfiados ao mesmo tempo e atribuídos às mesmas pessoas. Ah, este não pois não desce do muro. Aquele é gordo demais. Aqueloutro... capaz! É magro demais. Quero um médico, nunca tivemos um médico, alguém falou. De novo um médico cotado? Já ouvi esta conversa, disse outro. Falei que já tivemos um médico dentista que fez dois governos e mais outro que foi vice. Sim, sei que faz muito tempo. Acho que Agudo precisa de um que empilhe tijolos! Quero obras! Discursou alguém. Pedindo a palavra o da ponta da mesa sentenciou – vai ganhar a dobradinha do empreendimento com a fala. Silêncio... depois de identificados os personagens a avaliação da proposta foi... – bem opinião é opinião, defendeu-se. Já à título de participar por participar, alguém entendeu que poderia haver nova reeleição para o comandante AAA, com o quê estaria resolvida a situação – já está lá, fique mais quatro anos. Não pode, ouviu-se em coro. Já terá dois governos seguidos. Em anos de mandato terão sido oito, mais quinze meses, mais seis anos e mais quatro anos, num total de dezenove anos e três meses. Será que deseja para si o fardo de mais tempo no comando da nau Agudo? Ninguém pode responder, senão o próprio, foi o consenso entre os à mesa.
**
Ouviu-se o gongo da meia noite. Como nenhum dos cotados houvesse logrado aprovação no vestibular das preferências do grupo, cada um foi ter com seu travesseiro. Quem sabe a agradável noite outonal embalasse os sonhos revelando o enigma que vivemos. É, não sabemos, mas ele já está aqui.
**
Com algumas variações este diálogo não é novidade. É da essência do processo de eleições livres que os eleitores conjecturem sobre os cargos que preencherão com a procuração constitucional chamada voto.
**
Uma observação relevante: empreguei o gênero masculino para designar o cargo. Não há, nesta declinação de gênero qualquer conotação excludente das mulheres, das grandes mulheres.
******
Nossa mãe terra, Senhor, / geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor? / Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nos! / Vai depender só de nós!
(Refrão do Hino da Campanha da Fraternidade 2011)
Campanha da Fraternidade - CNBB 2011 – Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema: A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22).
*******
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!