sexta-feira, 4 de maio de 2012

Coluna 116 - Publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 2MAI2012

Agudo merece ser governado com visão, com disciplina, com paixão, com consciência e que o agudense (...) seja a grande prioridade

Na semana passada me detive em descrever um padrão de comportamento e atitude encontrado em pessoas que alcançaram êxito na vida – todas apresentam desenvolvida capacidade de visão, disciplina, paixão e consciência. Evoluindo, ocorre-me de traçar este mesmo perfil para quem se propõe à carreira política – já estando enfileirado ou pretendendo fazê-lo a partir do pleito deste ano.
**
É consenso que um político influencia de fato e muito outras pessoas. Em uma comunidade pequena (como a nossa) quem detém mandato, manda. Mandato confere autoridade legítima e também formal (o investido cumpriu todos os requisitos legais). Este mandato pode ser exercido para alimentar o ego, para propor o bem-comum e o bem-estar, para auferir beneficio para si ou para os seus, para servir ou para ser servido. O modus operandi do mandato será trilhado unicamente pelas convicções de quem nele estiver investido.
**
Sadiamente se espera que o político tenha visão, o que lhe capacita a ver o mundo em micro e macro cenários e também vislumbrar nas pessoas o potencial e a importância que elas têm. Deseja-se que tenha disciplina para comprometer-se com causas que resultem no bem e no bom para a coletividade, despendendo esforços e sacrifícios pessoais necessários em concretizá-las. Deve ter, também, paixão, traduzida na convicção, no impulso de realizar o que a visão lhe desperta e a disciplina lhe orienta. Para arrematar, a cereja do bolo é a consciência, que nada mais é do que ser alguém para quem a entrega, a doação, o suor e o gastar a vida só valem a pena se for para o bem.
**
Uma comunidade merece ser governada por pessoas que dotadas dos mínimos predicados, que de fato queiram governar e que tenham presente que isto significa antes e mais servir; nunca ser servido (Jesus Cristo nos ensinou isto lecionando aos apóstolos no Lava-Pés, da Quinta-feira Santa). A percepção de que um líder reúne tais dotes salta aos olhos e ele soma à autoridade formal a autoridade moral, que faz toda a diferença.
**
A autoridade formal dura enquanto ancorada na legitimidade do exercício do cargo de que está investido. Pouco foi lembrado antes; será esquecido pouco tempo depois. No entanto, a autoridade moral acompanha a pessoa. Quem é identificado como líder moral escreve um rastro que lhe identifica o antes da investidura pública, perpassa o exercício do poder e permanece como um legado a inspirar para o bem.
**
Gandhi, George Washington, Madre Teresa, Pastor Brauer, Dom Ivo, João Paulo II, Margaret Teacher, Nelson Mandela, Brizola, foram líderes. Construíram reputação sobre a rocha da moral e da consciência. Mostraram paixão, mostraram disciplina, visão do mundo e... consciência de fazer o bem. No outro extremo, com não menos paixão, muita disciplina e comprometimento, com nada menos de visão, mas com consciência deturpada, a história nos lembra Adolf Hitler e muitos mais déspotas.
**
Neste período em que as reuniões nos partidos e entre os partidos varam as noites, será confortante saber que os interlocutores e os proponentes tenham presente que Agudo merece ser governado com visão, com disciplina, com paixão, com consciência e que o agudense – homem, mulher, criança, jovem, adulto e idoso – sejam a grande prioridade.

**********
Li, ouvi ou vi...
Ouvi um ensurdecedor silêncio: O palhaço Faustino não brinca mais; a Velha da Praça não faz mais graça de ninguém; o tamborim e o pandeiro não cadenciam mais o samba, nem o violão a seresta. Na Igreja o lugar ficou vazio; as mulheres e os jovens aguardam, mas a palestrante não vem mais. Os Quero-queros da praça ficaram órfãos de proteção. A árvore chorou … só não chorou a terra que acolheu. A palavra de afeto e carinho, pronunciada qual pétalas de perfumada rosa, não mais será ouvida, pois não mais será dita. As ruas da cidade ficaram mais vazias. Laura Maria Lüdtke passou por aqui e se quedou ao plano eterno. Que os anjos lhe acompanhem à morada que você construiu com amor e doação, sendo muito mais gente do que tanta gente que se tem por gente sem sequer gostar de gente.
**********
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!