segunda-feira, 21 de março de 2011

Coluna 58 - Publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 10MAR2011

A Criação geme em dores de parto. (Rm 8, 22) Lema da Campanha da Fraternidade 2011 - CNBB)

QUARESMA é tempo de oração, de jejum e de caridade como práticas de conversão pessoal. Da quarta-feira de cinzas até o domingo de ramos são quarenta dias em que a pedagogia da igreja ajuda os cristãos a se re/encontrarem consigo mesmos e com os irmãos.

A prática da oração é a linguagem compreendida pelo espírito. Como ser transcendente dotado de espírito animador e santo, o homem pode valer-se desta interface com o Criador para dar significado à sua existência. Cada um sabe do que precisa para ter paz interior, condição primeira para emanar vida e poder amar. Sendo sincera e se nela houver propósito de conversão, a oração de suplica desperta na criatura a semente da ação e da realização plantada pelo Criador; se for de agradecimento, a oração desencadeará um processo de bênçãos dobradas – o orante receberá ainda mais e será pleno de bem e de paz.

**

O jejum é a conscientização do limite do dispêndio, da gastança, do consumo. Viver com menos, percebendo que não precisa de tanto e de tudo. Muito apropriadamente simbolizado no comer menos e no não comer carne em determinados dias, o jejum do corpo deve ser, igualmente, jejum da mente e do bolso. Pode ser também jejum da sociedade com refreamento da ganância e da pseudo necessidade de parecer mais, de ter mais.

**

A caridade é olhar para o outro e interessar-se de fato e com profundidade por sua vida.

Nesta quaresma a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica – cujo conteúdo perpassa, todavia, o sínodo desta confissão de fé – clama que a sociedade tenha caridade para com a vida no planeta.

A Criação geme em dores de parto. São Paulo assim escreveu aos Romanos (8, 22). A Igreja de Roma, pela CNBB, faz desta apostólica afirmação o lema, dando voz ao clamor das irmãs criaturas todas que sofrem as consequências da degradação das condições de vida no planeta.

O cartaz que divulga a CF deste ano mescla a denúncia – a fumaça das chaminés das fábricas e o rio lodacento – com a esperança – a planta de hera e um broto de cipreste que, não obstante o caos ambiental, verdejam no cimento e a borboleta que lhe toca. Esta metodologia de despertar carrega consigo o objetivo geral da CNBB para este período rico da liturgia, de “contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.”




********

HUNDERTJAHRFEIER – O Centenário do nascimento do Pastor Richard Rudolf Brauer será comemorado no dia 16, quarta-feira da próxima semana, com a inauguração do Memorial em sua homenagem, no jardim do Instituto Cultural Brasileiro Alemão de Agudo, às 17h30min. Foi emocionante para o ICBAA conceber esta homenagem e encontrar, nas entidades as quais o Pfarrer Brauer se dedicou com especial carinho, a expressão de alegria pela demonstração de gratidão pública que será rendida.

Em 19 de janeiro nesta coluna fiz referência à um monólito, lembram? Não podendo ainda revelar o que estava por vir escrevi – quando Deus, pelas mãos do escultor, te desbasta, de ti sai o que escondias. Dás vida, para que a vida não seja esquecida. Era uma pista para interpretação de que daquela pedra mãos divinamente guiadas estavam a desbastar a figura da centenária persona grata de todos os agudenses. A partir do dia 16, no Memorial erguido em sua honra, estará a estátua do Pastor Brauer em tamanho natural, uma referência de bem para as gerações do hoje e do amanhã. Todos são convidados a acompanhar este ato.

*********

Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!