terça-feira, 27 de abril de 2010

COLUNA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO AGUDENSE - EDIÇÃO DE 21ABR2010

BENTO XVI – Nesta semana a Igreja Católica comemora os cinco anos do pontificado de Bento XVI. Imaginava o Cardeal Josefh Ratzinger que cinco anos depois de ascender à cadeira de Bispo de Roma a Igreja que lhe é confiada tivesse escancarada tão grande chaga – a deplorável e horrenda prática de abusos sexuais cometidos por ordenados contra crianças, jovens e menores – que agora começa a ser denunciada? Decerto não. Nenhuma instituição pode coadunar com uma realidade destas, muito menos a igreja. A medicina quer se ver livre de médicos pedófilos; o magistério de professores tais, a classe do direito de advogados abusadores. A Igreja, qualquer credo ou confissão, também deve fazer sua faxina moral. O Vaticano, ao reconhecer a doença deste seu tecido humano – como o fez na Carta escrita ao povo da Irlanda – e ao acolher as vítimas e suas famílias – como ocorreu em Malta, nesta semana – mostra arrependimento e quer, com o abraço do Papa, ser um bálsamo para a cicatrização da mazela emocional, psicológica e física. O gesto de Bento XVI, em admitir que sua Igreja tenha convivido com tais lástimas, é de coragem. Mas muito mais do que de coragem, é de respeito para com a dignidade de tantos. O que o mundo espera, no desenlace deste fato, é que haja o sumário desligamento destes servidores ordenados, e, também, a reparação segundo as regras dos homens – já que à luz dos ensinamentos divinos esta só se pode dar no coração de cada vítima.
**
Bento XVI é diferente de seu antecessor, João Paulo II. Seu papado ocorre em um tempo diferente. Se a João Paulo II coube propor a derrubada dos regimes totalitários, revigorar a chama do cristianismo e alimentar o diálogo com outros credos, a Bento XVI cabe fazer a Igreja estar presente e ser força espiritual de quem a segue, tornando-a atual e transmitindo o amor, a fraternidade e a justiça semeados por Jesus Cristo, na linguagem de hoje, sem ferir os princípios e valores pétreos. Tudo deve estar alicerçado no Evangelho; tudo deve estar alinhado com o século XXI, pois a roda da vida não para de girar.
**
O homem que a Igreja consagrou como padre, bispo, cardeal e papa é alemão, erudito, culto, sereno e profundamente estudioso. Em comum com JP II Bento XVI tem a devoção mariana. Ambos demonstraram isto em visita aos grandes santuários de Nossa Senhora no mundo – entre os quais Aparecida. Se Karol Wojtyla praticava esportes, Ratzinger toca piano. Ainda que estas prática não se excluam, o apego a uma ou outra mostra características que são, sem dúvida, diferentes. O Papa é um santo homem que irradia candura e severidade dos 83 anos, completados em 16 deste mês.
**
E crível que Bento XVI tenha, em mais de uma vez, se valido da interseção de São Bonifácio, no túmulo em que repousam os restos mortais deste, em Fulda, na Alemanha, para rezar pela humanidade. O patrono da Paróquia católica agudense zela, também, pela missão da Igreja Católica no mundo e intercede aos céus por seu guia maior – um humilde trabalhador da vinha do Senhor sua frase de saudação, tão-logo eleito, em 19 de abril de 2005. Que Deus lo anime, sempre.
******
VIATURA MAIS BARATA – Uma decisão do comando da Brigada Militar gaúcha repercute bem. A corporação abandonou os grafismos coloridos de suas viaturas, em nome da economia. A pintura com três cores aumentava em R$ 2.700,00 o valor de cada automóvel. Para cada mil Prismas fornecidos pela gaúcha GM, já com a cor padrão da BM e isenta de impostos, 100 foram de graça, pois mais baratos pelo item pintura. Aparentemente um detalhe, mas no erário público um efeito positivo. O gaúcho agradece. Nossa segurança está em ter viaturas vistosas ou mais viaturas nas ruas.
*******
Durante muitos anos um slogan foi recorrente: Casa da Paz -Agudo precisa, Agudo terá! Hoje, somadas a dedicação e decisão de muitos se pode dizer: Casa da Paz – Agudo precisa, Agudo tem! E por que não usa???
*******
A PONTE – Estamos, hoje, 106 dias ou 2544 horas sem a ponte na RSC-287.
*******
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!