domingo, 3 de fevereiro de 2013

Coluna 152 - publicada no jornal Correio Agudense - edição de 30JAN2013

A morte beijou o coração do Rio Grande

Havia que encontrar uma frase que coubesse no contexto da Tragédia em Santa Maria do dia 27 de janeiro que fosse sensata, razoável, que não ferisse sensibilidade, não fosse mórbida e que ainda carregasse alguma originalidade depois de tanto que já se leu e ouviu, passadas 48 horas do acidente. Traduzi o nome da boate para o português e combinei essa tradução com o patronímico de Santa Maria. O resultado – A MORTE BEIJOU O CORAÇÃO DO RIO GRANDE.
**
O mundo vive uma verdadeira catarse. A consternação e a solidariedade estão explícitas no sofrimento e pesar externadas nas lágrimas vertidas e nas preces balbuciadas em credos e línguas tantos.
**
É impossível não se emocionar. Não temos antídoto para a comoção. O sentimento nos confronta com a angustia das famílias que pranteiam seus rebentos. A genial escritora gaúcha Marta Medeiros sintetiza bem o que sentimos, quando escreve “Quem não tem filho sofre. Quem tem se arrebenta!” É exatamente isso. Se você tem filhos adolescentes ou pós-adolescentes que poderiam estar lá sabe do que estou falando. Se não tem, não sabe. Nós olhamos nossos filhos como uma extensão nossa. Eles são nossa síntese. Queremos que vivam em plenitude. Torcemos que se encontrem consigo mesmos na realização de seus projetos e no uso dos talentos de que foram dotados no ensaio geral da existência. Nos alegramos quando se divertem. Com vigília nos fazemos amigos de seus amigos para sabê-los melhor. Em síntese eles são nós e nós estamos neles na simbiose divina da criação. Perdê-los não nos passa pela mente. Ainda mais se nos tímpanos ainda ressoa quando pais tão próximos choraram a perda de filhos seus, irmãos nossos, como em 1981, quando o jovem Humberto, irmão da Rosa, foi arrebatado com só quinze anos, e quando em 2000, meus pais perderam o Marcelo, meu irmão camarada. Jovens aqueles, jovens os da boate Kiss. Essa correlação sensibiliza e eu olho para minha filha louvando estar viva. Você faz o mesmo, não?!
********
A estupidez da vaidade exibicionista cega os olhos e inibe o bom senso. Como pode a Gurizada Fandangueira lançar mão de artifício incandescente em um meio tão vulnerável? Será que os produtores e integrantes dessa banda musical não mediram o risco do emprego de tais efeitos pirotécnicos para si próprios e para os demais?
**
A prisão, ainda que temporária, de músicos, aplaudida sem dúvida é, no entanto, como tranca de ferro em porta arrombada. Quantas vezes fizeram a mesma coisa e foram entusiasticamente aplaudidos? Quanta grana ganharam, valorizados por sua apresentação incluir show de efeitos como o apresentado no palco da boate Kiss? Ninguém viu? Opa, muitos viram e pagaram para correr o risco de acontecer o que no sábado de fato se sucedeu. A festa tinha o sugestivo nome de “Aglomerados”. Ao final se conclui que foram “embretados” ... duzentos e trinta e um para a morte. O que até sábado era apogeu de um ato, agora é um ato execrado.
**
E os donos da Kiss? Dois deles terão, ao menos por alguns dias, um alçapão diferente do que montaram, para refletir sobre os efeitos de sua faina pelo lucro à qualquer preço.
**
Para todos nós, e principalmente para quem tem a incumbência ou a atividade de administrar espaços partilhados, a Tragédia de Santa Maria causa uma engolida em seco, não raro seguida de soluço bem duradouro.
**********
Ouvi, Li ou Vi –
Li: Confio a Deus Pai Misericordioso os falecidos e peço ao céu conforto e melhoras para os feridos". Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, apresentando mensagem do Papa Bento XVI às famílias e à comunidade enlutada.
Fui a Santa Maria e a dor que presenciei é indescritível. Falo dessa dor para lembrar a responsabilidade que temos, como poder Executivo, com a nossa população. Temos o compromisso de assegurar que ela (a dor) jamais se repetirá.” Presidenta Dilma Roussef, falando aos Prefeitos na abertura da XVI Marcha, promovida pela CNM
************
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!