quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Coluna 148 - publicada no jornal Correio Agudense - edição de 19DEZ2012

Atitudes e comportamento que expressem fidelidade, confiança, amor, solidariedade, justiça e respeito (...) estão encravadas no coração e devem ser lidas no olhar.

CONFIAR AINDA É POSSÍVEL? A condenação solicitada pelo Ministério Público Federal para o Vice-Prefeito de Santa Maria, José Haidar Farret, tem um pano de fundo que está passando despercebido, por não compor a peça processual e não lhe alterar o veredito – a atitude de confiar. O santamariense ex-Prefeito, ex-Deputado Estadual e agora vice-Prefeito de Cézar Schirmer, é médico e médico antigo. Sabemos como são os médicos antigos. Eles aliam conhecimento da medicina com psicologia calejada na relação médico-paciente, que facilmente extrapolada para o núcleo familiar. O Dr. Landri, por exemplo, tratou de minhas frieiras de adolescente, receitou os anticoncepcionais para a Rosa, fez o teste positivo para gravidez, acompanhou a gestação e fez o parto da filhota Iolanda, acompanhou o tempo  derradeiro de minha mãe e hoje também assiste a meu pai. Assim é com muitas famílias. Os pacientes confiam no médico e ele confia na família. Pois o Dr. Farret também confiava. Afinal ele cuidava da saúde de uma senhora desde antes de formado, em 1969 e a relação eivada de confidências e cumplicidades tinha tudo para ser inscrita na biografia do renomado seguidor de Hipócrates como mais uma de muitas relações médico-família. Mas qual não foi sua surpresa? Sua boa fé e seu espírito de sempre ajudar o fizeram vítima de uma armação e ele foi induzido a cometer um grave erro, com séria repercussão jurídica e com indelével mácula para sua vida profissional, pessoal e de homem público.
**
Uma integrante dessa família – o nome não foi revelado – valendo-se da confiança irrestrita aplicou ao Dr. Farret a lábia de estar conhecida senhora acamada, impossibilitada de deslocar-se. Como necessitava de atestado para acostar ao processo de renovação do benefício previdenciário, solicitou esta prescrição ao seu médico de sempre, que a conhecia muito bem, inclusive a havia consultado ainda há pouco. Era o ano de 2006 e o Dr. Farret, mesmo sabendo que burlava um estatuto médico e agia contra a legalidade e a ética da profissão, confiou e forneceu o documento. Fê-lo sempre que necessário também nos anos de 2007, 2008 e 2009. Portanto, durante quatro anos.
**
Esta correto quem pensa que ele não podia ter expedido tais atestados sem jamais ver e examinar a paciente. Se tivesse adotado o protocolo médico, teria percebido já em 2006 que sua paciente havia falecido. Sim, é isto mesmo. O Dr. Farret afirmou, durante quatro anos, que uma mulher já sepultada estava viva. Deve ser condenado? Sim. Afinal, ele cometeu ilícito ao fornecer documento falso, concorrendo para que se perpetrasse logro perante o INSS. Mas e a mulher que durante quatro anos se valeu da confiança do antigo médico da família e dele obteve Atestado de Vida para alguém que sabia morto, com o único propósito de continuar recebendo o benefício previdenciário? Esta mulher não traiu o sagrado sentimento de confiança de um homem que tinha todas as razões para confiar e que confiou sem questionar?!
**
As leis que regem a conduta das pessoas na sociedade são claras. Está escrito o que se pode fazer e o que não, e também o preço em pecúnia ou liberdade pela transgressão. Não estão escritas, no entanto, as leis que regram as relações interpessoais. Atitudes e comportamento que expressem fidelidade, confiança, amor, solidariedade, justiça e respeito não estão impressas em papel ou pergaminho, nem entalhadas em tábua ou pedra. Estão encravadas no coração e devem ser lidas no olhar.
**********
Ouvi, Li ou Vi –
Vi a decoração natalina de Agudo. O encantamento que sentimos ao contemplar a inspiradora obra da equipe da Primeira Dama no coração da cidade, remete a um mundo que ainda guarda lugar para o Cristo Jesus. Que todos nós encontremos, nos momentos natalinos, motivos para dizer da felicidade que sentimos. Desejar Feliz Natal faz bem, mas sentir felicidade pelo Natal é ainda melhor, faz mais gente, mais sinceros ao dizer Feliz Natal! Procuremos o Cristo Jesus dentro de nós e nos alimentemos da fé em sua redenção participando de uma celebração religiosa.
**********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!