quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Coluna 146 - publicada no jornal Correio Agudense - edição de 5DEZ2012

Dona Jessy, em plena colheita da abundante safra que a vida lhe permitiu plantar, continua semeando.


DONA JESSY AGE, PENSA E DIZ – Existem pessoas dotadas de magnetismo pessoal impressionante. Quando falam são ouvidas. Se suas palavras expressam coerência, sensibilidade e coragem, e se forem lastreadas em realizações, derrubam quartéis. Jessy Berger é uma pessoa assim. Genial, sensível, cordial, amável, reta, sincera e corajosa, Dona Jessy – assim a conhecemos – em plena colheita da abundante safra que a vida lhe permitiu plantar, continua semeando. Colhe em vida o reconhecimento por sua dedicação em fazer melhor a vida de tanta gente. E o faz com humildade, elegância (na ampla concepção do termo) e grandeza, sabendo exatamente o papel que desempenha: é a continuidade de sua entrega como a primeira Primeira Dama de Agudo – a terra que adotou para amar e viver. Suas ações e exemplos iluminam o caminho de pessoas e entidades, às quais se dedica com profundo amor, tendo consciência de que, como formadora de opinião e inspiradora, o que faz e diz é amplificado.
**
Na semana passada mais uma vez surpreendeu. Convidada a contar a sua história, no Acontecências especial das quintas – genial produção do comunicador Sérgio Téssele, Dona Jessy desfilou fatos que nos fizeram ainda mais convictos de algo que já suspeitávamos: seu marido, Aldo Berger – o primeiro Prefeito e líder da emancipação – foi um grande líder porque Deus lhe deu como conselheira e esposa amada esta destemida jovem santacruzense que topou a parada, resignando-se ao papel coadjuvante, quando era, tanta vezes, a protagonista, fosse no campo das ideias ou até na articulação das ações. Não há nisso nenhuma surpresa. Que é muito benquista, que é generosa, que é ativa nos grupos de que participa – e que por isso é benemerente, não traduz novidade. O que então? Sua opinião e seus anseios sobre nós todos e sobre nossa comunidade.
**
Perguntada sobre Agudo do futuro, era de se esperar que dissesse que esta terra tem tudo, que aqui dos cerros brotam leite e mel. Afinal, quem tanto fez, podia achar que sua obra estava acabada e perfeita. Mas que nada! Disse um sonoro: ainda falta muito para Agudo! Uma resposta que não deixa dúvidas. Uma maratonista está a nos dizer: peguem o bastão e façam algo! Eu corro junto, mas vocês se mexam, seus molóides! Escore – 1 x 0 (e alguns adversários já mostrando fadiga)
**
Em Agudo algo existe que não lhe agrada? Dona Jessy poderia, em sua já provecta idade, contemporizar e dizer que tudo está bem, que o povo é ordeiro, religioso e tal e tal. Mas de novo mostrou coerência com o que é ou está bom e o que podia ser melhor e foi contundente: Eu acho que Agudo merece uma nova Estação Rodoviária. Eu me envergonho de nossa Estação Rodoviária. Toma! Todos percebem, reclamam pelos cantos, imprecam mil “elogios” para aquela estrutura concedida pelo governo, mas na hora H desaparecem os políticos, os tribunos (até os escribas), escondidos por detrás do cômodo escudo da omissão. É preciso que uma senhora que dificilmente se utiliza desse edifício, sensível e afável, assuma a voz da coletividade. Escore – 2 x 0 (já começam a aparecer câimbras nos atletas do outro lado)
**
Mencione um desejo seu que gostaria que se realizasse, perguntou-lhe Sérgio Téssele. Quero muito estar viva para participar da inauguração do novo prédio da Câmara Municipal. Pasmei. Jessy Berger, uma mulher que conhece o couro e o correame, que sabe o que é relevante e o que é relativo, que sabe medir com as medidas da justiça e do coração, reconhece que o novo prédio da Câmara Municipal é, para Agudo, uma conquista a ser festejada. Sem mais palavras. Escore – 3 x 0 (e a metade do time adversário no chão, pedindo água)
**********
Ouvi, Li ou Vi
Vi, as manchetes da região e do Estado destacarem a crônica policial de Agudo onde mais um crime se perpetrou, chamuscando a imagem de Agudo e produzindo estatísticas que afetam o índice da qualidade de vida do Torrão Amigo.
**********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!