segunda-feira, 25 de julho de 2011

Coluna 75 - Publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 6JUL2011



TRÂNSITO É PROBLEMA NOSSO e (con)viver nele é questão de sobrevivência e exige civilidade. O trânsito abrevia cada vez mais vidas. A estupidez da morte e a conseqüência das sequelas de quem é atingido, seja sobrevivente ao fato ou familiar de quem falece, marcam pessoas, famílias e a sociedade. A realidade que se escancara, mudando radicalmente o curso das coisas, abortando sonhos e projetos é causa de muitas derrotas no jogo da vida. A repercussão nos planos psicológico, emocional, econômico e jurídico é forte.
**
Esta realidade não é somente brasileira. A evolução econômica dos povos, aliada ao forte apelo pelo automóvel – meio de deslocamento necessário e vital, admitamos – faz com que as vias de tráfego estejam cada vez mais cheias, expondo os usuários a mais acidentes. Portanto, com exceções, dividimos esta estatística com mais países.
**
A Organização Mundial da Saúde – OMS, um dos órgãos da Organização das Nações Unidas, concluindo que a situação ameaça a integridade do ser humano e afeta a economia, lançou a Década de Segurança no Trânsito. A fundamentação da campanha consta nos portais dos organismos envolvidos. Também o Detran gaúcho faz destaque. Por ser recorrente minha preocupação com o trânsito, apresento a síntese de como o governo gaúcho, via Detran argumenta a adesão ao propósito da OMS. ‘O trânsito transformou-se em uma questão de saúde pública. O número de vítimas de ocorrências em avenidas e estradas já supera o de diversas doenças famosas em grandes áreas do planeta, caracterizando uma verdadeira epidemia em que o inimigo não é nenhum vírus exótico, nenhuma superbactéria, mas algo muito mais difícil de atingir: comportamentos agressivos, de risco ou simplesmente inadequados, solidamente enraizados na mente dos condutores. A Organização Mundial da Saúde, braço da ONU, entende que o problema é grande demais para ser solucionado isoladamente por qualquer entidade, órgão ou autoridade. Por essa razão, esta conclamando todos a participar de um esforço conjunto para a redução dos índices. Naturalmente, não é possível alcançar resultados palpáveis em curto prazo. Por isso, a OMS lançou um plano de ação que abrange toda a nova década que está se iniciando. De 2011 a 2020, a proposta é reduzir as mortes no trânsito, o número de feridos e de sequelados em 50%, em todo o mundo. ’
Segue o órgão de trânsito gaúcho: ‘O Detran/RS recebeu de braços abertos essa proposta, em tudo coerente com o trabalho já desenvolvido pela Autarquia no Rio Grande do Sul. Ainda em novembro de 2010, uniu forças com o Ministério Público do Estado para evoluir uma agenda de ações, conclamando toda a sociedade a participar. O trabalho está sendo desenvolvido por uma ampla gama de entidades. O grupo formado, sob a coordenação do Detran/RS, está gerando e analisando uma série de propostas vindas de todo o Estado. As sugestões estão sendo organizadas segundo os cinco pilares básicos propostos pela ONU: 1. Fortalecimento da gestão da segurança no trânsito; 2. Infraestrutura viária adequada; 3. Segurança veicular; 4. Comportamento e segurança dos usuários; 5. Atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação.’
**
Como bem sabemos os governos atuam inserindo todas as instâncias – compreendido, sobretudo, o Município – e a sociedade toda, aguardemos. Medidas virão que colocarão a todos no desfile da segurança no ir e vir. Repito o que escrevi na abertura: Trânsito é problema nosso e (con)viver nele é questão de sobrevivência e exige civilidade!
**
Deve ficar consignado para relembrar mais tarde. Esta semana está fazendo um frio danado. Ainda bem que fomos todos avisados. Dói saber que muitos corpos sentem este friozão como navalha, pela falta do mínimo em abrigo, roupa e nutrição.
**********
Paz e Bem.


O número de vítimas de ocorrências em avenidas e estradas já supera o de diversas doenças famosas em grandes áreas do planeta, caracterizando uma verdadeira epidemia (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!