quarta-feira, 29 de junho de 2011

Coluna 72 - publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 15JUN2011

A coisa pública deve estar e agir para assegurar ao cidadão bem-estar e bons serviços, jamais atrapalhar.
HOUVE UMA PRIMEIRA... JÁ PASSOU A MILÉSIMA – O Grupo Vida Nova de Alcoólicos Anônimos instalou a milésima reunião de trabalho no dia 6 de junho – dia em que Agudo comemorava os 52 anos da instalação de seu governo. Este fato legitima citação especial. O líder do movimento – ainda que ele diga não haver hierarquia – Carlos Roos não descansa, está sempre com o pé na estrada, articulando em favor do grupo e dos recuperandos. Faz isto há mais de vinte e um anos. Traduzido na metodologia e práxis de AA significa dizer que ele e outros estão reafirmando, há vinte e um anos, o propósito de “ao menos por hoje não consumir álcool”.
**
O Carlos, gremista, filho do Professor Willy Roos, protegido, em suas andanças urbanas, pela inseparável e fiel dupla Esquipe e Sansão, afirma que neste tempo mais de trezentas e cinquenta pessoas reencontraram um quadrante para suas vidas, devolvendo a capacidade de amar e a razão de viver e enchendo de graça, orgulho e alegria cônjuges, filhos, pais, amigos e a sociedade inteira. Um comportamento esperado e condição para que haja sucesso na recuperação é a perseverança. Não duvidar nem esmorecer. Manter-se sóbrio um dia após o outro.
**
Quando, em 2004, a ACISA concedeu ao Grupo Vida Nova de AA o reconhecimento DESPERTAR, com o propósito de chamar a atenção para a necessidade de apoiar o movimento, Carlos Roos, ao receber o Troféu Caminhante, sintetizou em uma metáfora o efeito do álcool em quem dele é dependente: 'a bebida é como um polvo – muitos braços e tentáculos a consumir a pessoa por dentro!' Esta frase ecoou e encontrou ouvidos atentos. Lembro muito bem dos olhares de admiração e aprovação ante a declaração.
**
O Grupo Vida Nova de AA é de Agudo e aqui palmilhou o caminho que, no entanto, já o levou a estabelecer unidades em Restinga Sêca, Paraíso do Sul e Cachoeira do Sul. As reuniões são nas segundas-feiras à noite, no salão de atividades múltiplas da Secretaria da Assistência Social. Também atua no Presídio Estadual de Agudo.
**********
NÃO SE JUSTIFICA o fechamento da pista Sul da Avenida Concórdia no trecho compreendido entre a Avenida Santo Ângelo e a Rua Germano Hentschke, sob o pretexto de proteger os trabalhadores que estão repondo o pavimento retirado para a troca da tubulação do esgoto pluvial. Quem concorda com esta atitude que, repito, não se sustenta em nenhum argumento de razoabilidade? Quando foi feita a troca dos tubos a movimentação de máquinas, as escavações e a valeta aberta justificaram a interrupção do trânsito e o desvio. Mas agora, à qual razão atende obrigar o trânsito a fazer este passeio forçado pela Borges? Entendo que a segurança dos que trabalham – se é este o argumento – estaria garantida sinalizando o trecho da frente de obra, podendo coexistir obra e fluxo normal de veículos. A coisa pública deve estar e agir para assegurar ao cidadão bem-estar e bons serviços, jamais atrapalhar. Este desvio em nada ajuda e é, ademais, um convite, quase um apelo, à transgressão das regras de trânsito, pois o motorista não avistando obra nenhuma à frente, é tentado a driblar a placa, passando a ponte sobre o Arroio Hermes pela contramão, voltando a trafegar na rota certa, sem prejudicar ninguém. Soube que até em reunião do alto comando o tema foi tratado, mas... sem êxito. Tenho para mim que o Prefeito Ari, homem sensato e que enfileirou obras nesta cidade, sequer tenha se dado conta do que seus comandados protagonizam 'em favor do cidadão.'
***********
SESSÃO SOLENE HISTÓRICA – Agudo teve, na noite de terça-feira passada, dia 7, um grande acontecimento protagonizado por seu Poder Legislativo. A Câmara Municipal instalou uma sessão solene que dignificou a história de Agudo e o homenageado Pastor Doutor Nestor Paulo Friedrich, o mais novo integrantes da galeria dos cidadãos honorários de Agudo. A Câmara Municipal foi zelosa nos detalhes, convidando, inclusive, ao Coral Agudo EnCanto para maior destaque e expressando, de público, a parceria do Instituto Cultural Brasileiro Alemão e da Comunidade Evangélica Luterana. Para a Câmara e para as entidades agregadas o absoluto reconhecimento. No entanto era de se esperar mais público, muito mais público. Acontecimentos com estes são únicos. Testemunhá-los e apoiá-los é incentivar as entidades.
**********
Paz e Bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!