domingo, 6 de fevereiro de 2011

Coluna 53 - Publicada no jornalCorreio Agudense - Edição de 2FEV2011

Como não ser feliz podendo escrever e ser lido, semanalmente, em uma comunidade exigente e culta?!

UM ANO já se passou e felizes estamos todos – editores, diretores, repórteres e leitores. Que graça merecida por Agudo ter novamente um jornal genuinamente seu, o Correio Agudense, que fechou o ano I de circulação na edição 52, da semana passada. O jornal tem o proposito de mostrar Agudo através de imagens – agora todas em cores – e abordagens jornalísticas e de opinião. Pelo crescimento do número de leitores refletida no aumento de assinantes, e pela repercussão do que publica, se pode medir que a empresa acertou na linha editorial.


**

Testemunho os aborrecimentos que gravitaram na redação neste primeiro ano, gerados pela dificuldades de acertar a impressão, principalmente as cores, resolvida, felizmente, com a contratação de um novo parque gráfico onde é rodado o CA. Os leitores perceberam e aprovaram.

**

Viabilizado tecnicamente, a empresa pode deter sua atenção na consolidação do CA como atividades empresarial que deve se autossustentar e render, mantendo-se alinhado com a verdade, a imparcialidade e a liberdade de expressão.

**

Convidado para integrar o grupo que viria a opinar no jornal, senti grande responsabilidade. Nas cinquenta e duas colunas já publicadas percebi quanto tem de razão os grandes escritores ao afirmar ser escrever uma atividade com dez por cento de inspiração e noventa de transpiração. O esforço é grande para enfocar com correção e boa técnica de redação, temas que tenham alguma relevância com coerência e assumindo uma posição, também coerente e comungante com as atitudes e a reputação conquistadas pelo somar da amanheceres na vida.

**

Procuro evitar o rótulo de colunista. Entendo ser esta designação privativa dos grandes escribas de opinião que calejam os dedos e o cérebro para trazer aos leitores algo notório, que acrescente saber e informação ao coletivo da sociedade. Não me posso pretender colunista nesta acepção.

**

No entanto, a designação técnica de ser colunista quem escreve um artigo assinado, publicado com regularidade em meio impresso ou na internet, me caracteriza como tal. Sei que devo tomar lições de redação afim de aprender técnica de redação apropriada para então, quem sabe, poder assumir-me como colunista do CA. O que fiz até hoje com muito respeito, foram textos de opinião, citações e, às vezes, crônicas, tudo misturado. No entanto, entre a técnica e a informação, preferi a segunda, sem medo de ser feliz. E como não ser feliz podendo escrever e ser lido, semanalmente, em uma comunidade exigente e culta?! Sou feliz, muito!

**

Obrigado às muitas referências pelas ideias e opiniões aqui expressas.

*******

Pela dádiva de estar já um ano presente na Página 2 do CA, rendo Graças a Deus, por intercessão de Nossa Senhora, na forma como é reverenciada neste 2 de fevereiro:“Ò NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, Mãe de Deus, criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares, protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós." Com esta oração convido a que nos unamos com o povo cristão de Dona Francisca, na procissão luminosa que os queridos franciscanos realizam, às 20h00 desta quarta. Será momento de inspiração e sintonia transcendente; de encontro consigo mesmo.

Imagem de N. S. dos Navegantes - Porto Alegre/RS - Autor - Ricardo André Frantz (2007) - fonte: Wikipédia
**********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!