quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Coluna 54 - publicada no jornal Correio Agudense - edição de 09FEV2011

A fábrica de calçados Schmidt & Irmãos Calçados Ltda. (...) fecha as portas de sua unidade local dia 25 deste mês

1911/2011 – CEM ANOS – A data se aproxima. Em 16 de março de 1911, a pequena Osterode am Harz (Alemanha) foi solo e berço de um iluminado e predestinado homem de Deus. Naquele dia nascia Richard Rudolf Brauer. Chegado ao Brasil em 1936, pisou na Vila Agudo em 1.º de janeiro de 1937. Veio para servir a messe do Senhor como Pastor do rebanho de fé evangélica de confissão luterana de Agudo. Sua história e sua obra ainda são vivas no coração e na mente dos agudenses. Para os fiéis de sua Igreja é marca indelével – a assinatura das Certidões de Batismo, de Confirmação e de Casamento de famílias inteiras e por várias gerações. Também para os não luteranos a presença do Pastor de todos é recordada com gratidão e afeto.

**

Faz-se, em Agudo, uma respeitosa citação: fosse da mística luterana atribuir santidade a pessoas, como o é para a Igreja Católica, a causa da santificação do Pastor Brauer já teria sido lançada.

**

O centenário do nascimento do Pastor Brauer já é vivido de fato. O Professor William Werlang, a quem o reverendo delegou pessoalmente o registro e tutela de dados e feitos, está publicando, em sua coluna da página 6 do CA, uma série de textos sobre o homenageado. Também o professor Wilmuth Prochnow, em seu programa dominical Alegria na Terceira Idade, na Rádio Agudo, divulga mensagens do pastor, proferidas em diversas ocasiões, extraídas do acervo fonográfico inteligente e zelosamente mantido pela família, sob cuidados das filhas Regina Siegrid e Erna Ingeborg.

**

As entidades que tiveram em sua existência a mão orientadora, o olhar cândido e o conselho conciliador do Pastor Brauer – sua Igreja Evangélica, o Lions Clube, a Associação Hospital Agudo e o Instituto Cultural Brasileiro Alemão de Agudo se unem para comemorar este Hundertjahrfeier com o merecimento devido. Nesta quinta-feira à noite, no Centro Cívico CL Leonel e Dm Elza Kluge, do Lions Clube, será realizada uma reunião-jantar, reunindo representantes de entidades ligadas a este fato histórico, que conhecerão a proposta de programação e homenagens que serão propostas e para as quais se deseja adesão.

**

O cardápio? Bem, com a liberalidade que se pode permitir um acontecimento que reúne, sobretudo, amigos, a mesa não será da culinária germânica. O cocinero (cozinheiro) Héctor Eduardo da Cruz servirá Frango à quatro cores, prato já de há muito reclamado e aguardado.

**

Naquela reunião o ICBAA fará uma revelação do tipo “nunca na história desta terra”. Por mais que se queira evitar tal ufanismo, quando o fato é real, a citação cabe. Aguardemos e poderemos surpreender-nos.

*******

EFEITOS DO FENÔMENO MADE IN CHINA – O efeito da inserção chinesa no mercado mundial é percebido a lo largo e chegou em Agudo. A fábrica de calçados Schmidt & Irmãos Calçados Ltda. que está em Agudo desde 2 de agosto de 1993, fecha as portas de sua unidade local dia 25 deste mês. Os sinais de desmonte vinham sendo percebidos. No inicio deste ano já havia desativado uma de suas esteiras de produção, desempregando mais de sessenta pessoas. Agora assina a rescisão na Carteira de Trabalho de mais setenta e poucos assalariados e aperta o Stop definitivo.

**

Voltada exclusivamente para a exportação, a empresa deve ter tomado esta drástica decisão pela necessidade de mudar sua estratégia de ação de mercado, pois foi atingida pela avalanche invasora dos produtos chineses, mais baratos e com incrível rede de distribuição mundial.

**

Não tenho segurança, mas imagino que a Vision Calçados – empresa nascida da decisão do Deloi e da Avani de investir em Agudo – possa também ser atingida pelo efeito dominó, poisa do que sei prestava serviços para a empresa de Campo Bom, que vai carregar as máquinas de Agudo. Realço que é uma conjectura que faço. Não afirmo que vá fechar; apenas que poderá ser atingida, forçando um realinhamento.

**

Perde Agudo, perde quem fica desempregado, perde a economia. A Rua Arnildo Ehle ficará mais vazia, lamentavelmente.

********

Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!