quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Coluna publicada no jornal Correio Agudense - edição de 22SET2010

PRIMAVERA – Começa amanhã, à 00h09min, bem de madrugada, a Primavera Austral, a estação das flores que antecede o verão no hemisfério Sul – a do hemisfério Norte é a Primavera Boreal e acontece durante nosso outono. O dia de seu início é assinalado pelo equinócio de setembro e seu término pelo solstício de dezembro.
**
Um amigo fraterno confessou, certa vez, preferir os tempos de equinócio aos de solstício, pois que no período em que aqueles ocorrem a temperatura é mais amena. Explica-se. No dia 23 de setembro – dia do equinócio – é para nós, sulistas, o dia em que as horas com sol e sem sol se equivalem. Em astronomia de afirma ter o dia e a noite idêntica duração. Daí para frente o dia vai se alongando e a noite encurtando, até o dia mais longo, em 21 de dezembro, no solstício de verão. Nos dias em que as horas de sol são metade do período, este fator, somado à posição do hemisfério para com relação ao sol com ainda boa inclinação, de fato, se experimenta sensação térmica muito aprazível. Concordo com ele.
**
Onde tem ipês a primavera é anunciada com verdadeiro alvoroço visual. O Ipê Roxo, árvore símbolo do Município – Decreto 2/1998 – é mais sóbrio. Seu porte, de copa alta, e as flores mais discretas, o fazem ser notado ao longe, elegante. Já o Ipê Amarelo não faz questão de mostrar-se. Provoca uma gritaria de cor. Não passa desapercebido. Pena que sua florescência dura tão pouco.
*******
UM JARDIM INCOMUM – O Jardim das Esculturas, em São João dos Mellos, Júlio de Castilhos, é um lugar para ser conhecido, apreciado e contemplado. Acompanhado de um casal de amigos a Rosa e eu o visitamos neste Dia do Gaúcho. É verdadeiramente incomum. O talento do Rogério Bertoldo faz acreditar que em nossa região viva um novo Miguelangelo.
**
No passeio fomos vítimas de informação distorcida sobre a rota. Informaram-nos que para lá chegar devíamos tomar um caminho tal que, comparando com nossas estradas seria o mesmo que vir de Paraíso à Agudo desprezando a ERS-348 e usar a estrada do Cerro da Figueira, entre o Pinhal e a Estrada Armando Goltz, no Despraiado. Em compensação da judiação no carro e dos sacolejões uma deslumbrante paisagem.
**
O Jardim das Esculturas fica no Município de Júlio de Castilhos, mas bem perto da divisa com Nova Palma. Como referência citam como se em Nova Palma fosse. Da cidade de Pe. Luiz Sponchiado são 9 km – pela estrada certa. Vale a pena.
*******
ACORDES DE ÉBANO E MARFIM NO ICBAA – O pianista Mateus Costamilan Costa, de Arroio do Tigre, fará recital no Auditório João Gerdau, do ICBAA, na noite de 7 de novembro, em acontecimento comemorativo dos 153 anos da Imigração Alemã na Colônia Santo Ângelo. Será um experimento da capacidade daquele espaço para eventos do gênero. Espera-se poder acomodar 140 convidados, a capacidade máxima do auditório.
**
Mateus Costamilan Costa é filho de agudense, graduado em piano na UFRGS, com maestria em Mozart. Seu recital será eclético, com mescla de música clássica, sacra, instrumental e popular, nos mais de cem minutos da audição. Os convites estarão à venda em seguida.
*******
A PONTE – Estamos, hoje, 260 dias sem a ponte na RSC-287. Sexta-feira, dia 24, termina o contrato de operação da balsa Deusa do Jacuí. O Governo do Estado haverá de encontrar fórmula jurídica para prorrogar o serviço até a conclusão da ponte. A propósito da ponte sobre o Rio Jacuí, na RSC-287, já está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 223/2010, denominando aquela obra de arte rodoviária como Travessia Hilberto Boeck. É autor da proposição o Deputado Gilberto Capoani.
********
Paz e Bem.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Coluna publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 15SET2010

SER GENTE – É lugar comum falar em ser gente, em ser decente? É redundante dizer que as relações humanas estão com vírus? Que hackers invadiram os espaços da cortesia, da educação e da misericórdia, disseminando desamor, egoismo, dessensibilizando as pessoas e as relações? É superado imaginar que o bem precisa ser anunciado e defendido?
**
Situações de que se tem notícia dão conta de que a sociedade está ameaçada. O crescimento de denúncias de agressão doméstica, feita por mulheres contra seus próprios maridos ou conviventes, é uma realidade. E é uma realidade positiva. Se a agressão é repudiável, porquanto se dá entre pessoas que convivem motivadas por uma atração em princípio amorosa, mas que descambou, a denúncia é demonstração de que existe uma reação, encorajada pela vigência da Lei Maria da Penha. Ainda bem.
**
A Lei Maria da Penha desconserta machões. Homens que julgavam dominar pelo instinto e pela simples condição de serem fisicamente mais providos e, em muitas situações, por serem os provedores econômicos do grupo familiar, se viram pequenos, diante do talhão desta lei que protege e ampara a vítima de agressão física, psíquica ou emocional.
**
É pena que a sociedade tenha que editar leis para disciplinar uma relação como a matrimonial – ou que a tal se equipare, que devia ser, por essência e natureza, respeitosa, fiel e amorosa. Sintomas de doença social.
**
Embora desagradável de abordar, é igual sinal de doença social o incesto e a pedofilia. Difícil de admitir, as evidências mostram que tais práticas, ignóbeis e irracionais, são realidade a mutilar crianças e jovens, perpetradas, em muitos casos, por aqueles à quem confiariam sua defesa.
**
O que fazer? Promover e apoiar iniciativas que sejam do bem! Proclamar que a sociedade não aceita isto! Deixar de alimentar o lobo, para não sacrificar a ovelha! Mostrar bom exemplo! Inspirar o bom, o bem e o belo! E... valorizar atitudes cristãs!
*******
Hoje, 15 de setembro, é um dia especial! “Esto no puede ser no mas que una cancion; Quisiera fuera una declaracion de amor. Romantica sin reparar en formas tales. Que ponga freno a lo que siento ahora a raudales. Te amo” - escreveu, com poética inspiração, Pablo Milanes. Na figura humana, presente em minha vida, que tem esta poesia musicada como homenagem e inspiração, os versos e o ser se confundem – fortes, com personalidade e caráter próprios. E a declaração de amor é paterna. Parabéns!
**
Hoje é, também dia de Nossa Senhora das Dores. O talentoso Michelangelo, com só 28 anos de idade, esculpiu, em mármore polido – Pietá, uma das formas de apresentar Maria, Nossa Senhora, com o Filho Jesus no colo – demonstrando piedade e dor. Esta obra prima, de 1498, uma das mais belas esculturas conhecidas, se encontra à visitação na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Para a arte, uma obra como poucas; para tantos, um ícone referência da perfeita intercessora. Para quem lhe devota admiração, uma fonte de inspiração do bem. Por isso, contemplemo-la estampada nesta coluna.


*******
A PONTE – Estamos, hoje, 253 dias sem a ponte na RSC-287.
********
Paz e Bem.

sábado, 11 de setembro de 2010

Coluna publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 08SET2010

AS AUTORIDADES NO MUNICÍPIO: As autoridades constituídas em um município dependem dos órgãos e estruturas de poder instalados. Em Agudo é assim: na esfera municipal são o Prefeito Ari Alves e o Presidente da Câmara, Ver. Paulo Unfer. Na esfera estadual Agudo tem Comarca; sem juíz titular; tem Ministério Público – este órgão originalmente vinculado ao Poder Executivo Estadual mas que a partir da Constituição Estadual de 89 alcançou status de poder ou quase-poder tem como agente titular Daniela Raiser, ainda que esteja em licença privada. Agudo tem Brigada Militar com duas estruturas, um Esquadrão, com jurisdição regional, comandado pelo Capitão Noé, e um Pelotão – com jurisdição municipal – que seria, por hierarquia, comandado por um Tenente. Não estando provido este escalão, é comandado, interinamente, pelo Sargento Pauze. A Defensoria Pública é titulada por Rafael da Fonseca. A Delegacia de Política tem o comando do Delegado Eduardo Flores Machado. Agudo tem, ainda, as seguintes estruturas: Inspetoria Veterinária – chefiada por Leomar Flávio Alves, Ipergs – provido por Danier Leopoldo Müller, NATE do IRGA – dirigido por Guilherme Thom, subseção da OAB – presidida pelo advogado Ricardo Schutz Araújo, Escritório da EMATER, chefiado pelo Engenheiro Florestal Marciano Loureiro. O CRC tem Delegacia Regional no torrão – é Delegado o Contabilista Bráulio Kesseler. Um único órgão da estrutura federal funciona em nosso município. É a agência dos Correios, gerenciada por Jones Rorato. Posso ter omitido algum órgão – não foi intencional e posso copmplementar.
**
Não entro no detalhamento de serviços concedidos, entidades, associações e órgãos municipais, o que elevaria esta listagem para mais de cem citações.
**
Sem dúvida é um consistente staf de autoridades e dirigentes em quem Agudo confia e de quem espera que façam, em suas competências e juridições, o máximo para promover o desenvolvimento desta terra.
*******
A propósito da Comarca: está marcada para o dia 27 próximo a posse de novo grupo de magistrados. Consta que uma das juízas a serem empossadas mora e trabalha em Agudo. Tem mais: poderia escolher esta Comarca para atuar como togada. Se assim for, o judiciário poderá ver diminuir a pilha de processos que tamitam na Comarca, e que se contam aos milhares. Isto significará alívio para as partes, para os servidores, para os advogados e para a sociedade. Já aqueles que sentirão o talhão da Lei na sentença proferida... bem para estes a caneta de juíz tem peso extra.
*******
É ENCHENTE? – Para quem desconhece estágio da orizicultura praticada em muitas lavouras de arroz da várzea do Jacuí, a lâmina de água vista pode confundir. As lavouras cobertas de água já à espera da semente pré germinada – podem levar ao passante a pensar: ué – enchente de novo?
*******
O DEFILE DE SETE DE SETEMBRO – Aplausos para o desfile de terça-feira, na Concórdia. Do que ví ressalto: 1 – o esforço da SMEC para fazer mais de 3,5 mil jovens passarem pela avenida; 2 – a diferença que fez a Escola Santos Dumont, com a Banda ampliada por músicos e regente do Maneco, de Santa Maria, e pelas coreografias das balisas, diferentes e dinâmicas; 3 – Os pelotões do ensino médio da Willy Roos, com as mensagens inteligentes. Parabéns! Para repensar: o desfile de tarde seria mais bonito e daria um ar mais festivo ao feriado e o tempo de duração deve ser encurtado.
*******
A PONTE – Estamos, hoje, 247 dias sem a ponte na RSC-287. No dia 24 deste mês expira o contrato da empresa proprietária da balsa Deusa do Jacuí, que faz a travessia sobre o Rio Jacuí, entre Agudo e Restinga Sêca, com o Governo do Estado. Este fato já repercute na grande imprensa. O DAER já deve estar cuidando da situação. A travessia continuará até a ponte ser concluída? Será, doravante, serviço pago pelo usuário? Será abandonado, uma vez que existe a alternativa das ERSs 348 e 149? Até agora apenas especulações.
********
Paz e Bem.