terça-feira, 2 de agosto de 2011

Coluna 79 - publicada no jornal Correio Agudense - edição de 3AGO2011

Nenhum dos dois clubes seria capaz de implementar sozinho seus projetos. Contaram com o apoio, o incentivo e a crítica da comunidade

SOZINHO NÃO SOU NINGUÉM; AGRADEÇO A VOCÊ TAMBÉM. VOCÊ QUE ME INCENTIVOU, VOCÊ QUE ME CRITICOU! Este trecho da canção “A meu pai agradeço” escrita por Pelé (sim, Edson Arantes tem os créditos da letra) e interpretada por Moacyr Franco, baliza a abordagem que faço do atual momento dos dois Clubes de Serviço de Agudo – o Lions e o Rotary. Acompanhando as atividades destas estruturas de trabalho desinteressado em favor da comunidade, atuando em uma delas e sentindo o entusiasmo com que nelas se assume o ser/agir/fazer/servir, sinto que este espaço será útil para propagar ainda melhor e mais as já conhecidas ações que rotarianos e leões agudenses assumem, em benefício desta terra e de sua gente.
**
Registra a história de Agudo ter o Lions Clube sido fundamental na arregimentação da comunidade para a consecução do atual prédio do Hospital Agudo. É possível imaginar como foi árduo para a sociedade civil assumir um empreendimento desta magnitude, lá na década de 60/70 do século passado, com as limitações e carências da época. Agudo inteiro ajudou, é verdade. No entanto, a capitania das ações e as grandes responsabilidades foram assumidas por membros do Lions Clube – então também ainda clube de juba pequena, pois que fundado em 1967.
**
No início dos anos 80, também do século XX,  os anais de Agudo acusam o trabalho do Rotary para Agudo ter a primeira ambulância. Representando a Rádio Agudo, onde trabalhava, participei do lançamento da campanha e, entrevistando os seguidores de Paul Harris daqui, conheci o significado real do entusiasmo por  uma causa nobre. Agudo não mais podia prescindir de uma ambulância. Hoje isto parece risível. Mas trinta anos atrás isso foi uma odisséia. Para Agudo uma realidade, para a região ainda uma miragem. Agudo ajudou, mas foi dos rotarianos o desprendimento e o empenho. A propósito desta campanha, confesso uma magnífica gafe. Nilo Fernandes Pötter, rotariano sem medida, com brilho no olhar apresentava a todos a flamante Caravan branca, zero km, equipada. Repórter metido não me contive em apontar um defeito que encontrara – a palavra ambulância estava grafada invertida, disse. O Nilo, pacientemente (e olhe que paciência não era sua característica mais marcante) estacionou seu carro à frente e pediu que eu lesse a escrita pelo retrovisor. Aprendi ligeiro que primeiro devo estudar para só depois se meter a opinar.
**
De volta ao presente, menciono a gestão da Associação Beneficente Amor Perfeito, mantenedora do Abrigo Transitório Amor Perfeito e o projeto Bombeiros Voluntários, onde Lions e Rotary mostram grandiosidade de propósito e visão utilitária. Na administração do Abrigo Amor Perfeito membros do Lions Clube se doam e partilham com rotarianos as tarefas de tornar viável à que uma estrutura com aparente frieza estrutural, se assemelhe a um lar para acolher crianças e jovens que carecem, sobretudo, de acalanto e afeto e do comer e vestir, quando suas famílias não lhes podem suprir estas carências básicas. Os Bombeiros Voluntários é iniciativa concebida e implementada no Rotary – onde em anos passados, também nasceu a campanha para o primeiro carro de combate a incêndio de Agudo. Este grupo oferece um mínimo de tranquilidade à população que vivia a angústia de se saber inerte ante um sinistro, onde a ação planejada, pronta e eficiente pode salvar vidas e patrimônio.
**
Postos estes argumentos, entendo já estar compreendido o porquê daquele trecho de música no início da coluna. Nenhum dos dois clubes seria capaz de implementar sozinho seus projetos. Em todas as iniciativas contaram com o apoio, o incentivo e a crítica da comunidade. Você, que me estimula com sua leitura, se foi abordado ajudou, tenho certeza. Agudo apoiou, o Poder Público foi e é parceiro de primeira grandeza; a população incentivou, chamou à reflexão e, convicta do mérito, ombreou tarefas e granjeou recursos.
**
Em Agudo isto é possível, graças a Deus e ao povo deste Torrão.
*********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!