quinta-feira, 26 de maio de 2011

Coluna 69 - publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 25MAI2011

Desfile de atitudes e ações que fazem bem para o crescimento coletivo e pessoal desta terra 'abençoada por Deus e bonita por natureza'

Nas duas colunas anteriores desfilei – no sentido literal do termo – argumentos sobre o desfile da Volksfest, na ExpoVolks. Hoje convido-lhes a acompanhar o raciocínio sobre ações e atitudes que fazem bem para o crescimento coletivo e pessoal desta terra 'abençoada por Deus e bonita por natureza', habitada por gente que muito faz e muito mais pode fazer.

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS – A constituição da Associação Bombeiros Voluntários é de boa hora. Articulada dentro do Rotary Club por seu integrante e também vereador Dário Geis, as ações desta associação virão a complementar uma lacuna imensa nos serviços que devem ser colocados à disposição da população. Treinados para atuar no front de combate a incêndios, salvamentos, resgate e demais atividades correlatas, os mais de trinta agudenses voluntários foram exigidos à exaustão, de modo a poderem oferecer à sociedade um trabalho qualificado.
**
JANTAR BENEFICENTE – O jantar promovido pela Associação de Famílias Rurais Bento Gonçalves, de Linha Teutônia, no sábado, dia 21, com renda revertida para a APAE, foi oportuno e aplaudido. Dinamizado por Beloni Puppe, um dos líderes da comunidade, o jantar podia ser apenas mais um encontro de confraternização para capitalizar a entidade, que cuida de bem estruturada sede e onde aplicaria eventual sobra da promoção. Mas não. Os dirigentes pensaram para além do Morro Pelado e conceberam destinar seu esforço e a alegria de estarem juntos em favor de uma outra associação – a APAE, de quem são dispensáveis apresentações e considerações do mérito de atuação. Arvoro admitir que não foi difícil tomar esta decisão, ainda mais quando se conhece, como Beloni Puppe, os bastidores de organismos que tratam de peculiaridades de saúde, na incansável e exitosa busca que el empreendeu para dar audição a seus filhos. Uma decisão que fez com que a ação dos voluntários da entidade fosse valorizada. Cada um dormiu mais feliz, embora cansado pudesse estar.
**********
FESTA DE SÃO BONIFÁCIO – No primeiro domingo de junho a Comunidade Matriz da Paróquia São Bonifácio realiza a Festa do Padroeiro. Neste ano cai justamente no dia dedicado ao santo – 5 de junho. Gerações de católicos se encontram neste dia para invocar o patrono da messe cristã no Torrão Amigo, e acolher os queridos membros das outras confissões cristãs que se entrelaçam em fraterna comunhão.
**
Dois são os objetivos de uma Festa do Padroeiro. O primeiro é a devoção, a oração de ação de graças e, também de interseção ao santo – um eleito no colégio das criaturas que, na terra, espelharam Jesus com amor e convicção. São Bonifácio não é um santo de devoção popular, diz-se repetidamente. Não se o invoca para achar coisas perdidas, para resolver situações financeiras difíceis ou para encontrar casamento. Ele foi um homem de missão, a quem foi incumbido levar a mensagem do amor e do perdão aos povos revoltos do centro da Europa. Por isso é devotado como Apóstolo da Alemanha. Sua mensagem é desafiadora, tirando qualquer cristão da zona de conforto do comodismo e da apatia. O segundo objetivo é reunir o povo para confraternizar a alegria de ter uma comunidade e, com este sentimento, cooperar para que sua Igreja tenha condições materiais de continuar sua missão evangelizadora. Tem, portanto, também, um fim financeiro. E a Paróquia São Bonifácio precisa de renda, não sendo exceção enquanto entidade que vive no cenário econômico.
**
Nos encontraremos lá, com certeza.
**********
Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!