terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Coluna 45 - Publicada no Jornal Correio Agudense - Edição de 8DEZ2010


Só na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão existem traficantes e poder intimidador?



MOTIVAÇÃO EXTRA – A operação de retomada da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão no Rio da Janeiro, promovida pelos governos carioca e federal, onde se havia instalado um comando paralelo, com regras do narcotráfico, foi uma indiscutível ação de estratégia e sintonia das corporações de segurança – polícia carioca e forças armadas.
**
Vista em todo mundo, a ação do Estado para resgatar a ordem institucional naquele território entranhado na paisagem da Cidade Maravilhosa, fez brotarem questionamentos entre os brasileiros. Por que só agora esta ação, quer-se saber, também, da motivação que determinou a entrada das Forças Armadas nas ações. Em raciocínio lógico se pode afirmar: Ora, se devia acontecer, que fosse logo; se as Forças Armadas tem também a missão de assegurar o Estado de Direito e a ordem institucional no país, justificada esta sua participação. Se prejuízo já houve; se inocentes pereceram; se por muito tempo estas regiões eram guetos com leis próprias; havia que se fazer algo. E se fez! Resta torcer para que naquelas áreas seja definitiva a superação do mal pelo bem, de modo a permitir que ali haja vida normal, com trabalho, laser, família; que o governo possa governar, levar escola e saúde e que o povo tenha paz, com crianças brincando e adultos não mais sendo subjugados, expropriados de seus bens e sua dignidade.
**
No entanto agora sabe-se que a operação teve desencadeamento calculado e o fator determinante foi a proximidade da inauguração do Teleférico do Complexo do Alemão. O Presidente Lula deseja entregar esta majestosa obra ainda em seu mandato. Nada fizesse, teria o Governo Federal que negociar com os traficantes uma licença para adentrar ao território e cortar a fita, o que seria, constrangedor e prova de ineficiência administrativa e derrota pessoal para Lula, Sérgio Cabral e tantos mais.
**
Então, viva seja dada a mais uma articulação do governo federal. O Presidente poderá pronunciar seu bordão “nunca na história deste país” com sotaque e semblante só seus... É, nunca mesmo!
**
Uma questão no entanto ainda fica no ar: só na Cruzeiro e no Complexo do Alemão existem traficantes e poder intimidador? Aguardemos para festejar mais tarde...
********
A PONTE ESTÁ PRONTA – É princípio de justiça que reporte a conclusão da ponte, amplamente repercutida nesta edição do CA, fato que prendeu a atenção da região e do estado na semana passada. A contagem, iniciada em março, se encerra. Estivemos 331 dias sem a ponte sobre o Rio Jacuí, na RST-287.
********
ADVENIAT ABEND - A programação do Natal de Luz já começou. Dos eventos programados para preparar o Natal de todos, o próximo será o Adveniat Abend (Noite de Advento) do ICBAA. Será às 21h00 de domingo, dia 12. quem desejar assistir com conforto deverá levar uma cadeira, como de hábito nas programações abertas de Agudo.
********
UM ARCO-ÍRIS para festejar o CA todo colorido! A foto foi tirada no entardecer de quinta-feira, dia 2, em Cerro Chato.

Paz e Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARPE DIEM!!!