terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Coluna 45 - Publicada no Jornal Correio Agudense - Edição de 8DEZ2010


Só na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão existem traficantes e poder intimidador?



MOTIVAÇÃO EXTRA – A operação de retomada da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão no Rio da Janeiro, promovida pelos governos carioca e federal, onde se havia instalado um comando paralelo, com regras do narcotráfico, foi uma indiscutível ação de estratégia e sintonia das corporações de segurança – polícia carioca e forças armadas.
**
Vista em todo mundo, a ação do Estado para resgatar a ordem institucional naquele território entranhado na paisagem da Cidade Maravilhosa, fez brotarem questionamentos entre os brasileiros. Por que só agora esta ação, quer-se saber, também, da motivação que determinou a entrada das Forças Armadas nas ações. Em raciocínio lógico se pode afirmar: Ora, se devia acontecer, que fosse logo; se as Forças Armadas tem também a missão de assegurar o Estado de Direito e a ordem institucional no país, justificada esta sua participação. Se prejuízo já houve; se inocentes pereceram; se por muito tempo estas regiões eram guetos com leis próprias; havia que se fazer algo. E se fez! Resta torcer para que naquelas áreas seja definitiva a superação do mal pelo bem, de modo a permitir que ali haja vida normal, com trabalho, laser, família; que o governo possa governar, levar escola e saúde e que o povo tenha paz, com crianças brincando e adultos não mais sendo subjugados, expropriados de seus bens e sua dignidade.
**
No entanto agora sabe-se que a operação teve desencadeamento calculado e o fator determinante foi a proximidade da inauguração do Teleférico do Complexo do Alemão. O Presidente Lula deseja entregar esta majestosa obra ainda em seu mandato. Nada fizesse, teria o Governo Federal que negociar com os traficantes uma licença para adentrar ao território e cortar a fita, o que seria, constrangedor e prova de ineficiência administrativa e derrota pessoal para Lula, Sérgio Cabral e tantos mais.
**
Então, viva seja dada a mais uma articulação do governo federal. O Presidente poderá pronunciar seu bordão “nunca na história deste país” com sotaque e semblante só seus... É, nunca mesmo!
**
Uma questão no entanto ainda fica no ar: só na Cruzeiro e no Complexo do Alemão existem traficantes e poder intimidador? Aguardemos para festejar mais tarde...
********
A PONTE ESTÁ PRONTA – É princípio de justiça que reporte a conclusão da ponte, amplamente repercutida nesta edição do CA, fato que prendeu a atenção da região e do estado na semana passada. A contagem, iniciada em março, se encerra. Estivemos 331 dias sem a ponte sobre o Rio Jacuí, na RST-287.
********
ADVENIAT ABEND - A programação do Natal de Luz já começou. Dos eventos programados para preparar o Natal de todos, o próximo será o Adveniat Abend (Noite de Advento) do ICBAA. Será às 21h00 de domingo, dia 12. quem desejar assistir com conforto deverá levar uma cadeira, como de hábito nas programações abertas de Agudo.
********
UM ARCO-ÍRIS para festejar o CA todo colorido! A foto foi tirada no entardecer de quinta-feira, dia 2, em Cerro Chato.

Paz e Bem

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Coluna 44 - Publicada no jornal Correio Agudense - Edição de 1.ºDEZ2010

Queremos de volta a ponte para encurtar o caminho e para aliviar o fluxo da Rodovia do Imigrante.


ADVENTO – Tempo especial. Será acaso as operações de combate ao crime a ao mal no Rio de Janeiro terem sido desencadeadas justamente no advento? Pode ser. Mas pode dizer também que o tempo de espera e preparação é pertinente para atitudes de resgate da dignidade, da liberdade e da vida e pode ter sido motivador das ações.
********
ADVENIAT ABEND – A celebração do Natal de Luz de 12 de dezembro, domingo, no ICBAA tem, neste ano, foco na época de sua realização – o tempo do advento! Denominado Adveniat Abend (Noite de Advento) o acontecimento pré-natalino inova no local – será no pátio interno do ICBAA – e na programação, que será toda com talentos e personagens locais. Deslocar para o pátio interno da entidade é positivo pois libera o trânsito na Concórdia e permite que os assistentes desfrutem de ambiente sombreado desde a tardinha e vejam o palco sem a grade divisória que divide os espaços frontal e a rua. Será uma experiência positiva, espera-se. As apresentações artísticas dos talentos locais será oportunidade de dar palco e reconhecimento à quem se esforça ensaiando o ano todo. Quem ensaia, quer que seu esforço seja conhecido. Que então lhe seja dada oportunidade de mostrar. Sendo rico o tempo litúrgico do advento, os líderes religiosos, frei João Germano e Pastores Henrique Scherer e Edson Datsch apresentarão mensagens espirituais para reflexão. A cortina musical que recheará a noite será dos corais Agudo EnCanto, da III Idade e Vozes da Dickow, todos pré-confirmados. Fazendo síntese do Adveniat Abend, pode-se afirmar que será espaço para celebração de valores pessoais e espirituais – é o Cristo com espaço na festa que é Dele, mas para a qual nem sempre é convidado.
********
UMA MENTE BRILHANTE – O magistrado agudense, filho e irmão de advogado, Luciano Losekann assenta nos elevados degraus da pirâmide judiciária brasileira. Como coordenador do departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Conselho Nacional de Justiça, o filho de Geraldo e Margit Losekann é responsável por comandar vistoria em presídios de todo o Brasil. Com atuação em Porto Alegre e em Brasília, Luciano anunciou que o Raio X nas prisões gaúchas será em março de 2011. No entanto já adiantou sua posição com relação ao Presídio Central de Porto Alegre – deveria ser demolido. Fala por conhecer; fala por saber que o PC é desumano e que o ambiente não regenera ninguém que lá é depositado, na espera de que recupere para o convívio.
********
A PONTE – Passados 329 dias é possível afirmar que faltam mais dois para que o sistema viário gaúcho tenha de volta a travessia do Rio Jacuí, na RST-287. Desde quando a governadora Yeda Crucius twittou “acabo de marcar p/dia 3 de dezembro a inaguração da ponte do agudo, q foi levada pelas águas dia 4 de janeiro”(sic), a expectativa só aumenta. Para nós, agudenses, a espera é interminável. Queremos de volta a ponte para encurtar o caminho rumo Oeste e, também, para aliviar o intenso fluxo que castiga a recém restaurada pista da ERS-348 – Rodovia do Imigrante.
**
Será um momento importante. Na inauguração será feita prestação de contas do Governo do Estado e do Município. Haverá saudosa lembrança das vidas que foram perdidas. O Prefeito Ari Alves ainda lamenta a perda do amigo e seu vice, Beto Boeck e esta sensibilidade aflorará. Representantes de segmentos políticos e empresariais expressarão, em gestos e mimos, a gratidão que sente a comunidade pela decidida ação da Governadora Yeda. Justas e merecidas manifestações. É inquestionável que o governo devia fazer a obra e logo. No entanto a decisão da chefe do executivo estadual foi vital para que a iniciativa não esbarrasse nos escaninhos da burocracia pública.
**
Não testemunharei pessoalmente a solenidade, pois atendo convite da SMEC para, novamente, cooperar na avaliação do ensino do alemão nas escolas de Agudo. Honra-me poder prestar este bem para a educação de minha terra. Os jovens, o sistema educacional e, particularmente, o esforço em aprender comunicar-se em alemão fazem com que a escolha seja natural. A ponte lá estará; os atos festivos serão registrados.
********
Paz e Bem